| Modelo recebe R$ 200 mil para melhorias no Hospital Padre Avelino Garbin
O evento abordou temas essenciais para capacitação e ética na atuação legislativa
Na última sexta-feira, dia 1º de novembro, a Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc), em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e a Câmara Municipal de Vereadores de Chapecó, realizou um seminário de formação destinado a vereadores eleitos e reeleitos na região. O evento ocorreu na sede da Acamosc em Chapecó e teve como tema central a pergunta "Fui eleito(a) vereador(a), e agora?", visando capacitar os novos agentes políticos para a atuação nos próximos mandatos.
A programação incluiu palestras sobre o papel do vereador no município, combate à corrupção no legislativo, processo legislativo, e a importância da comunicação durante o mandato. Cada palestra ofereceu insights práticos e teóricos sobre as responsabilidades e desafios enfrentados pelos vereadores no exercício de seus cargos.
Franciéli Werlang, presidente da Acamosc, explicou que o seminário teve como objetivo principal fornecer subsídios e apoio aos legisladores. “O evento teve como objetivo principal orientar vereadores eleitos, reeleitos, suplentes, assim como assessores e servidores das câmaras municipais, abordando temas relevantes para a capacitação e aprimoramento desses agentes políticos que estarão à frente dos poderes legislativos das câmaras regionais”, disse ela.
Segundo Werlang, quer-se garantir que esses representantes compreendam o funcionamento do legislativo e saibam a melhor forma de atuar. “Muitas vezes, agentes políticos, como vereadores e candidatos aos cargos majoritários, assumem esses cargos sem experiência prévia. Por isso, é fundamental, enquanto entidade representativa, oferecer suporte e orientação, para que tenham tanto noções básicas quanto práticas sobre o funcionamento das câmaras e do poder legislativo”, acrescentou.
Com essa formação, Franciéli garante que se busca capacitar os vereadores para que eles possam atuar de maneira mais efetiva em seus municípios, proporcionando um trabalho mais eficiente nas câmaras municipais.
A série de formações foi uma oportunidade muito importante e um marco significativo na preparação dos novos agentes políticos para um exercício de mandato com ética, eficiência e compromisso com a transparência. Com isso, a Acamosc conseguiu reforçar a importância da capacitação contínua para o fortalecimento da democracia e da representatividade nos municípios do Oeste catarinense.
Deixe seu comentário