logo RCN
SAÚDE PÚBLICA

Comitê Intersetorial da Dengue intensifica ações de combate ao mosquito

  • Ascom Prefeitura -

O encontro contou com ampla participação das entidades envolvidas no comitê, reforçando o compromisso coletivo na luta contra a doença.

Na Sala de Reuniões da Prefeitura de Pinhalzinho, no início da manhã do dia 1, o Comitê Intersetorial da Dengue se reuniu para debater e fortalecer estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti. O encontro contou com ampla participação das entidades envolvidas no comitê, reforçando o compromisso coletivo na luta contra a doença.

O responsável pelo comitê, Claudir Kollet, destacou a importância da participação comunitária e das entidades mobilizadas. "É muito importante essa presença de todos. A partir do momento que vemos a comunidade envolvida com a saúde, entendemos que não estamos sozinhos nessa batalha. Ter parceiros para engrenar atividades e contar com a conscientização da comunidade faz toda a diferença", enfatizou Kollet.

Dentre as ações programadas, um dos destaques é o mapeamento fotográfico que será realizado pelo Corpo de Bombeiros na próxima semana. Utilizando drones, a iniciativa visa identificar possíveis focos do mosquito. A educação também foi pauta central do encontro, com medidas voltadas para o uso de repelente nas crianças, especialmente na região do bairro Pioneiro, onde se concentra a maior transmissão da doença.

A Prefeitura também sinalizou a possibilidade de ampliar o quadro de servidores para atuar diretamente no combate à Dengue, aumentando a eficiência das ações preventivas. Além disso, um levantamento será feito para notificar os terrenos baldios que necessitam de limpeza, evitando que se tornem criadouros do mosquito.

Outras iniciativas incluem mutirões de limpeza coordenados pelo DMER e adequações no hospital para melhorar o atendimento nos períodos em que as unidades de saúde estiverem fechadas.

O cenário atual da Dengue no município é preocupante, com 14 casos confirmados no bairro Pioneiro. Segundo Kollet, a entrada da chikungunya também é uma grande preocupação, considerando que já houve óbito por Dengue em cidades próximas, como Xanxerê. "Nosso trabalho é mobilizar ações e fortalecer a vigilância epidemiológica, mas precisamos da resposta da comunidade. De nada adianta as ações se a população não fizer sua parte, eliminando criadouros e seguindo as orientações", reforçou Kollet.

Entre as medidas em andamento estão o uso do Fumacê, visitas domiciliares, notificações por parte da Vigilância Sanitária e termos de responsabilidade para proprietários de imóveis. A expectativa é que essas ações tragam resultados efetivos na redução dos casos da doença no município.

Voleibol saudadense brilha e conquista títulos na 5ª Copa Santa Catarina Anterior

Voleibol saudadense brilha e conquista títulos na 5ª Copa Santa Catarina

SC que liga Modelo e Sul Brasil receberá melhorias para aumentar segurança no tráfego Próximo

SC que liga Modelo e Sul Brasil receberá melhorias para aumentar segurança no tráfego

Deixe seu comentário