logo RCN
Cultura e história

Cultura en Movimiento: município prepara evento voltado à diversidade cultural

  • Foto: Asscom -

Para o dia 21 de outubro, a Prefeitura de Pinhalzinho reserva um encontro único: roda de conversa com imigrantes e um almoço cheio de pratos típicos de diferentes países

Pinhalzinho se prepara para um dia especial de celebração da diversidade cultural. No dia 21 de outubro, a partir das 14h, a Prefeitura de Pinhalzinho, por meio do Setor de Atendimento ao Imigrante (SAI), em parceria com o Museu Histórico e com o Departamento da Pessoa Idosa, promove o evento "Cultura en Movimiento", uma iniciativa que visa promover a integração entre as diferentes culturas presentes na comunidade. O principal objetivo da ação é proporcionar um espaço de troca de experiências e intercâmbio cultural.


A atividade contará com muita conversa, experiências novas e degustação especial com pratos típicos de quatro países diferentes. A ideia é proporcionar um momento de troca de experiências e conhecimento entre os participantes, fortalecendo os laços de amizade e respeito entre as diferentes culturas.

Essa oficina, segundo o historiador de Pinhalzinho, Bruno Aranha, tem como objetivo promover a socialização entre os idosos, fomentar o espírito de partilha e o compartilhamento de histórias. “A ideia, então, foi poder compartilhar as histórias dos imigrantes e também aspectos de suas respectivas culinárias. Teremos representantes da comunidade venezuelana, haitiana e argentina, que estarão compartilhando seus pratos com o público e promovendo a socialização entre brasileiros e a comunidade imigrante”, pontuou.


Esse é um evento piloto, por isso está direcionado para a Oficina Memória e Autoestima 60+, mas é aberto a quem tiver interesse, desde que faça a reserva pelo número de WhatsApp que está no folder. O museu, desde o ano passado, vem trabalhando em parceria com esses dois setores da prefeitura, tanto a Política do Idoso quanto o SAI. “Já promovemos, por exemplo, o cinema direcionado para a comunidade imigrante, que foi o Cine Imigrante, e, devido aos nossos projetos e convênios com instituições da Argentina, temos uma proximidade também com a comunidade de lá. Por isso, o museu entra como parceiro nessa ação”, colocou.


Segundo Cláudia Skowronski, da equipe técnica do SAI, todos os meses, um assunto diferente é abordado com os imigrantes, e, especificamente neste mês de outubro, o setor firmou uma parceria com o Departamento da Pessoa Idosa e o museu. “Vamos trabalhar um pouco dessa troca cultural, essa cultura e movimento que expande fronteiras e está cada vez mais presente no município de Pinhalzinho, especialmente com as migrações recentes”, destacou.


O tema escolhido, segundo a coordenadora da Oficina Memória e Autoestima 60+, ofertada pelo Departamento da Pessoa Idosa, Marizete Picolotto, é extrema relevante, uma vez que promove a inclusão e o respeito às diferenças entre as culturas de cada país. “Em uma sociedade cada vez mais globalizada, é fundamental que os espaços proporcionem momentos de integração sobre as diversas culturas que compõem a nossa comunidade. Trabalhar com os idosos a importância de valorizar e respeitar as particularidades culturais, contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e empáticos. Queremos oportunizar a eles essa troca de experiências de vida, valores e cultura”, ressaltou.


Informações e cobertura exclusiva no jornal impresso. Assine já. Vem de IMP!

Publicado por Guilherme Detoni

Publicado por Guilherme Detoni

reportagemdetoni@gmail.com

Matrículas para 2025 na Rede Municipal de Modelo estão abertas Anterior

Matrículas para 2025 na Rede Municipal de Modelo estão abertas

Polícia atende caso de lesão corporal em Modelo Próximo

Polícia atende caso de lesão corporal em Modelo

Deixe seu comentário