logo RCN
Saúde

Dengue em SC: estado ultrapassa 13 mil casos prováveis da doença e chega a oito óbitos

  • Por NUCOM | DIVE -

Os casos de dengue em Santa Catarina aumentaram drasticamente, com 13.002 casos prováveis em 175 municípios, um aumento de 654,8% em relação ao ano anterior. Oito óbitos foram confirmados e 11.471 focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados. Autoridades de saúde pedem a colaboração da população na prevenção e no tratamento precoce da doença.

Na última quinta-feira, 15 de fevereiro, os dados sobre a situação epidemiológica da dengue em Santa Catarina foram atualizados no informe quinzenal. O documento revela que a curva de casos prováveis da doença segue em alta no estado.


Já foram registrados 13.002 casos prováveis de dengue em 175 municípios catarinenses. Os dados mostram um aumento de 654,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, já foram confirmados oito óbitos pela doença (Joinville (05), São Francisco do Sul (01), Araquari (01) e Itajaí (01)), sendo que outras três mortes ainda seguem em investigação nos municípios de Itapiranga, Itapoá e Penha.


Foram identificados 11.471 focos do Aedes aegypti em 207 municípios, sendo que 155 desses são considerados infestados pelo mosquito.


“Estamos trabalhando desde o ano passado em ações de prevenção juntamente com os municípios. Os casos aumentaram em todo o país e nós estamos em alerta. O governo repassou no ano passado R$ 15 milhões aos municípios e nos próximos dias iremos enviar mais R$ 5 milhões para as ações de combate municipais. Além disso, estamos investindo em campanhas publicitárias, mas precisamos que cada cidadão faça a sua parte e elimine os locais com água parada em suas casas e no seu trabalho”, destaca a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.


“Ao apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele é importante procurar por um serviço de saúde para receber informações para tratamento”, salienta João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica de SC.


Confira aqui o informe epidemiológico completo.


Escrito por:NUCOM | DIVE

Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina


Publicado por Geórgia Cecatto

Publicado por Geórgia Cecatto

Ovinocultura do Oeste é destaque mundial com produtos inovadores Anterior

Ovinocultura do Oeste é destaque mundial com produtos inovadores

Governador lança Programa Terra Boa 2024 com ações para beneficiar 66 mil agricultores catarinenses Próximo

Governador lança Programa Terra Boa 2024 com ações para beneficiar 66 mil agricultores catarinenses

Deixe seu comentário