logo RCN
Desenvolvimento

Duplicação da BR-282 é debatida em Pinhalzinho com foco no desenvolvimento do Oeste

  • Divulgação/DNIT -

DNIT apresenta detalhes e reforça importância estratégica da obra para Santa Catarina

A duplicação da BR-282, uma das principais rodovias de Santa Catarina, voltou a ser pauta na manhã desta quinta-feira (5), durante uma reunião com lideranças regionais no auditório da ACIP/CDL, em Pinhalzinho. O encontro teve como destaque a apresentação do lote 12 do projeto, que abrange o trecho entre Chapecó e São Miguel do Oeste, passando por municípios como Nova Erechim, Pinhalzinho, Maravilha e Descanso.

O superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Alysson Rodrigo de Andrade, conduziu a apresentação e detalhou o andamento das obras. Segundo ele, o projeto está em fase avançada de desenvolvimento, com a empresa responsável pela elaboração já trabalhando em ritmo acelerado. Ao todo, o trecho contempla 117 quilômetros de duplicação, que estão sendo subdivididos em quatro lotes menores. A previsão é de que o projeto executivo esteja concluído até o final de 2026, o que permitirá ao DNIT iniciar os trâmites de licitação das obras.

Além do impacto direto na mobilidade, a duplicação da BR-282 representa um avanço estratégico para a infraestrutura do Oeste Catarinense, região com grande potencial econômico e logístico. Alysson destacou que a obra é considerada prioritária e deve receber atenção especial do Governo Federal.

“Nossa expectativa é fazer uma transição orçamentária das obras que estão sendo concluídas em outras rodovias, como a BR-470 e BR-163, para que Santa Catarina continue captando recursos. O ministro Renan Filho tem sido sensível às demandas do nosso estado”, afirmou.

De acordo com o superintendente, o projeto contempla interseções em dois níveis (viadutos) e vias marginais em trechos urbanos para garantir mais segurança e fluidez no trânsito. Pelo menos 10 viadutos estão previstos, além de obras complementares em áreas críticas. A duplicação da BR-282 faz parte de um plano mais amplo, que visa modernizar o corredor viário entre Palhoça e São Miguel do Oeste, totalizando cerca de 600 quilômetros de melhorias. No momento, o DNIT prioriza o trecho de Lages até o extremo oeste, onde as necessidades são mais urgentes.

“Queremos concluir esse projeto até 2026 para quem sabe, no próximo ciclo de governo, iniciar a execução de um dos lotes mais críticos em termos de segurança. O oeste catarinense merece esse investimento e vamos trabalhar para garantir a ampliação da capacidade viária na região”, finalizou Alysson.

A reunião reforça o papel estratégico de Pinhalzinho e região no contexto do desenvolvimento de infraestrutura de Santa Catarina. A mobilização de lideranças e o avanço dos projetos demonstram que a duplicação da BR-282 está cada vez mais próxima de se tornar realidade, representando um marco para a mobilidade, segurança e crescimento econômico do Oeste.

Publicado por jornal Imprensa do Povo

Publicado por jornal Imprensa do Povo

Pinhalense empata com Caçador em jogo tenso e segue invicta na Copa SC Anterior

Pinhalense empata com Caçador em jogo tenso e segue invicta na Copa SC

Pinhalzinho é destaque no XIV Fórum Estadual de Assistência Social Próximo

Pinhalzinho é destaque no XIV Fórum Estadual de Assistência Social

Deixe seu comentário