| PRF localiza R$ 281 mil sem comprovação e apreende mercadorias em Maravilha
A integração dos kits LEGO Education com robótica na EMEF Dom José Gomes está transformando o ensino fundamental, preparando os alunos com habilidades STEAM essenciais através de aprendizado prático e colaborativo
A integração do LEGO com a robótica no ensino fundamental tem se mostrado uma abordagem inovadora para a educação. Em um mundo cada vez mais digital e tecnológico, é essencial que as escolas busquem metodologias que engajem e preparem os alunos para os desafios do futuro. Bom! Foi nessa perspectiva que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom José Gomes, de Pinhalzinho, adquiriu vários kits de Lego Education, que devem ser utilizados em conjunto com a robótica, proporcionando uma experiência de aprendizado dinâmica e prática que vai além do ensino tradicional. O material foi totalmente adquirido com recursos próprios da APP (Associação de Pais e Professores).
A equipe de jornalismo do jornal Imprensa do Povo conversou com a direção da escola, buscando entender melhor os objetivos por traz dessa nova metodologia de ensino. Segundo a diretora, Karine Solivo, o sistema prepara as habilidades dos alunos para o futuro e torna-os aprendizes confiantes ao longo da vida, dando-lhes possibilidades ilimitadas de aprendizagem de STEAM lúdica e prática.
A gestora ainda destacou inúmeros benefícios educacionais dos quais os estudantes terão acesso ao longo do ano. Confira abaixo os pontos frisados:
Desenvolvimento de habilidades técnicas e científicas: ao trabalharem com LEGO e robótica, os alunos aprendem conceitos fundamentais de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Eles são introduzidos à programação, mecânica e eletrônica de maneira prática e lúdica.
Estímulo à criatividade e inovação: a montagem e a programação de robôs permitem que os estudantes usem sua criatividade para resolver problemas e criar projetos únicos. Essa abordagem estimula o pensamento crítico e a inovação desde cedo.
Aprendizagem colaborativa: os projetos de robótica muitas vezes exigem trabalho em equipe. Isso promove a colaboração, a comunicação e a capacidade de trabalhar em grupo, habilidades essenciais no ambiente de trabalho moderno.
Engajamento e motivação: O uso de materiais interativos e desafiadores, como os kits LEGO, torna o aprendizado mais envolvente. Os alunos ficam mais motivados e interessados, resultando em uma maior retenção do conhecimento e melhor desempenho escolar.
Toda essa prática é muito recente, mas já vem fazendo sucesso entre a comunidade escolar de Pinhalzinho. A EMEF Dom José Gomes é uma das escolas que estão na vanguarda de uma educação eficiente, arrojada e inovadora. “O uso do LEGO aliado à robótica no Ensino Fundamental representa uma poderosa ferramenta para a formação de alunos mais preparados para os desafios do século XXI. Ao desenvolver habilidades técnicas, estimular a criatividade e promover a aprendizagem colaborativa, essa metodologia contribui significativamente para a construção de um futuro mais inovador e tecnológico”, completou a diretora, Karine Solivo.
Deixe seu comentário