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Joelson Fragoso fala sobre a organização do trânsito em Pinhalzinho
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Foto: Guilherme Detoni -
O advogado e especialista no trânsito se pronunciou na Tribuna do Povo, durante uma sessão da Câmara de Vereadores
O trânsito é um problema não só de Pinhalzinho, mas de todo o país. O desrespeito às normas, má conduta, irresponsabilidade e descuido são fatores que comprometem a segurança de toda a população, e apesar de todos os esforços para aprimorar a segurança viária, os desafios maiores devem ser superados pela população, através da educação nas estradas.
Na última segunda-feira (23), durante uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho, o advogado e especialista no trânsito, Joelson Fragoso foi convidado pelo presidente da Casa de Leis, para subir à Tribuna do Povo e esclarecer as principais dúvidas acerca do trânsito de Pinhalzinho.
Infraestrutura
Fragoso chamou a atenção para a necessidade de um planejamento urbano que considere o crescimento futuro da cidade. Ele usou como exemplo a Avenida Brasília, uma das principais vias de Pinhalzinho. “Se essa avenida fosse construída hoje, ela teria que ser o dobro do que é. Precisamos pensar na infraestrutura da cidade com uma visão de 20 a 30 anos à frente, para garantir que nossos filhos e netos tenham uma cidade funcional e segura”, afirmou.
Ele também mencionou as medidas já adotadas pelo município, como a faixa vermelha destinada aos ciclistas, mas alertou que ainda há muito o que fazer. “O setor de trânsito está fazendo milagres com os recursos disponíveis, mas precisamos de mais investimentos em educação, fiscalização e, claro, infraestrutura”, pontuou Fragoso.
Estacionamento rotativo e carga e descarga
A falta de estacionamentos no centro da cidade foi outro ponto levantado pelos vereadores e discutido pelo especialista. Fragoso reconheceu que o estacionamento rotativo seria uma solução, mas argumentou que ainda não é viável financeiramente. "A prefeitura precisaria contratar uma empresa especializada, e o trânsito de Pinhalzinho ainda não comporta essa operação de forma lucrativa", analisou. Ele também comentou sobre a dificuldade causada pelas operações de carga e descarga de caminhões, citada pelo vereador Remi Sulzbacher, que frequentemente bloqueiam as avenidas. "É preciso regular melhor esses horários para minimizar os transtornos ao trânsito", sugeriu.
No que diz respeito à carga e descarga de caminhões, Joelson também sugeriu a criação de um centro de distribuição (CD). Dessa forma, as mercadorias poderiam ser entregues aos mercados e lojas por meio de veículos menores, o que facilitaria o abastecimento dos estabelecimentos comerciais e reduziria os transtornos no trânsito.
Educação no trânsito
Fragoso também abordou a questão da educação no trânsito, defendendo que essa deve ser uma prioridade em qualquer estratégia de melhoria viária. "A educação começa desde cedo e deve ser reforçada ao longo da vida do motorista. Não se trata apenas de ensinar regras, mas de mudar a mentalidade", declarou. Ele sugeriu que ações educativas fossem intensificadas nas escolas, citando a Semana do Trânsito como uma oportunidade importante para conscientizar a comunidade.
Além disso, Fragoso destacou a importância de sinalização adequada nas áreas escolares, como faixas de pedestres elevadas, que ajudam a reduzir a velocidade dos veículos e a aumentar a segurança dos alunos. "Se uma criança perder a vida, quanto custaria isso para os pais? Investir em sinalização é barato comparado ao valor de uma vida", enfatizou.
Debate com vereadores
Após a exposição de Fragoso, os vereadores fizeram perguntas sobre tópicos específicos, como a eficácia das ciclofaixas, o uso de semáforos e a implementação de lombadas. O especialista respondeu de forma detalhada, esclarecendo dúvidas e sugerindo estudos de caso para futuras decisões viárias.
A vereadora Carmen Fiorini, por exemplo, questionou sobre a criação de lombadas e ressaltou que muitos pedidos da população não são atendidos. Fragoso concordou com a necessidade de um setor de trânsito no município para gerenciar essas demandas de maneira mais eficiente e baseada em estudos técnicos.
O vereador Buiu também se manifestou contra o estacionamento rotativo, argumentando que as multas geradas pela medida não beneficiariam o comércio local, enquanto o vereador Galina levantou a preocupação com a falta de estacionamento para os comerciantes do centro.
A sessão da Câmara destacou que, embora existam várias medidas que possam ser implementadas para melhorar o trânsito de Pinhalzinho, há uma necessidade urgente de políticas mais integradas e de um setor específico para gerenciar o trânsito. A participação ativa da população, somada à educação viária e à infraestrutura planejada, será fundamental para garantir um trânsito mais seguro e eficiente no futuro.
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