logo RCN
Educação

Jovens líderes: Oratória nas Escolas revela grandes talentos

  • Foto: Guilherme Detoni -

Competição destacou habilidades de comunicação e senso crítico entre alunos do ensino fundamental e médio

Na noite do último sábado, dia 26 de outubro, a Câmara Municipal de Vereadores de Pinhalzinho foi palco das finais do projeto “Oratória nas Escolas”, promovido pela JCI Pinhalzinho, onde seis jovens mostraram suas habilidades em uma competição que busca desenvolver líderes com atitude e boa comunicação. Com a participação de dois estudantes do ensino fundamental e quatro do ensino médio, o evento demonstrou o poder da oratória na formação de jovens mais confiantes e preparados para os desafios futuros.


Foto: Guilherme Detoni


No ensino médio, Anna Laura Ferreira, da Escola de Educação Básica Vendelino Junges, conquistou o primeiro lugar, seguida por Martin Vicari e Eloá Santin Goularte, ambos da Escola de Educação Básica José Marcolino Eckert. Já no ensino fundamental, Grazieli Toledo e Emanuelly Aline Kunrath, também da Vendelino Junges, se destacaram com a primeira e segunda colocações, respectivamente. Ainda, Arthur Corso, da EEB José Marcolino ocupou o quarto lugar. Para a presidente da JCI Pinhalzinho, Mayara Cecília Seibel, o projeto vai além de uma competição: “O Oratória nas Escolas é essencial para a sociedade e para os jovens. As escolas nos procuram motivadas pelo interesse dos alunos, que se desafiam não apenas na fala, mas também na escrita, num ambiente de competição saudável.”


Foto: Guilherme Detoni


A EEB Vendelino Junges comemorou a vitória de seus alunos, destacando a importância do projeto para a formação integral dos jovens. “Todo ano participamos, pois acreditamos que a oratória desenvolve o senso crítico e prepara para o futuro. Trabalhamos não apenas o texto, mas também a linguagem não verbal, essencial para a comunicação. É uma experiência que lhes traz mais autonomia e confiança para entrevistas de trabalho, defesa de TCC e outros desafios que surgirão,” afirmou a direção da escola, junto aos professores que prepararam os candidatos.


Foto: Guilherme Detoni


A JCI também enaltece o trabalho dos professores que incentivaram a participação dos jovens estudantes: Juliane Nardi, Izabel Bastos, Thais Pires, da EEB Vendelino Junges; e Daniela Keifer da EEB José Marcolino Eckert.

Publicado por Guilherme Detoni

Publicado por Guilherme Detoni

reportagemdetoni@gmail.com

Nova Erechim avança com obras de pavimentação nas estradas do interior Anterior

Nova Erechim avança com obras de pavimentação nas estradas do interior

Idosos pinhalenses comemoram o Mês da Pessoa Idosa com bailinho na Praça Central Próximo

Idosos pinhalenses comemoram o Mês da Pessoa Idosa com bailinho na Praça Central

Deixe seu comentário