| Pinhalense Futsal Zagonel sofre primeira derrota em casa na Copa SC
Exercício estadual busca fortalecer resposta a emergências e prevenir impactos de desastres naturais
Na manhã do último domingo (18), o município de Modelo participou do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, uma ação coordenada pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e realizada simultaneamente em todos os municípios catarinenses. A iniciativa teve como foco principal testar e aprimorar os protocolos de emergência e a capacidade de resposta a situações de risco, como enchentes e outros desastres naturais.
Em Modelo, o exercício contou com a presença de autoridades municipais, diretores de departamentos e o Corpo de Bombeiros, reforçando a integração entre os setores públicos. Segundo o diretor de Agricultura, Diogo Lorenz, o treinamento é essencial para que o município esteja preparado para agir com eficiência diante de eventos extremos. “A realização do simulado é uma oportunidade para que os responsáveis entendam e organizem os procedimentos de emergência e se preparem para situações reais de risco”, explicou.
A participação no simulado é obrigatória conforme a Lei 12.608/2012, e os municípios que não aderirem ao treinamento podem ter recursos cortados em caso de desastres. Com essa ação, Santa Catarina se destaca como o primeiro estado do país a realizar um simulado dessa magnitude, assumindo a liderança nacional em prevenção e segurança da população frente a eventos climáticos extremos.
Texto: IMP
Deixe seu comentário