logo RCN
Esporte

O futebol que une pessoas: Ajap celebra 48 anos do primeiro título municipal

  • IMP -

O futebol tem, muitas vezes, o poder de unir pessoas e criar amizades que nem o tempo é capaz de apagar, e o Ser Ajap é um exemplo disso. Um time de garotos que amavam futebol ajudou a construir uma história que está no DNA do povo pinhalense. No último sábado (15), a Sociedade Esportiva Recreativa AJAP realizou um reencontro com antigos jogadores em alusão à foto oficial da equipe, tirada em 17 de junho de 1976, marcando 48 anos desde então.

IMP



O evento, promovido pelos ex-atletas Darcy Santin, Félix Weber e Dirceu Suzin, tinha o propósito de reunir todos os atletas que participaram do primeiro registro oficial da equipe.A história do Ser Ajap começou muito antes, com um grupo de jovens amigos apaixonados por futebol que jogavam juntos por diversão em diversos campinhos da cidade de Pinhalzinho, e disputavam torneios com esquipes de cinco jogadores, sendo geralmente o primeiro prêmio um refrigerante de dois litros, e uma dessas equipes tinha o nome AJAX ( com: João Stahl, Léo Schaff, Rogério e Félix Weber e Dirceu Suzin). Durante o ensino médio, esses jovens, todos da mesma faixa etária, começaram a disputar pequenos torneios aos fins de semana. Inicialmente conhecidos como Ajax, devido ao time holandês, a equipe começou a se destacar. O nome Ajap, seria adotado quando Elton Fiorini comentou que uma equipe em Xanxerê jogava com o nome de Ajax (Associação de Jovens Atletas Xanxerenses), e resolveram adaptar para o nome atual de Ajap (Associação de Jovens Atletas Pinhalenses).

 
Em 1974-75, após dois amistosos contra uma equipe de São Carlos, surgiu o desejo de formar uma equipe oficial para disputar mais partidas. Foi então que Clair Parise, um membro importante e atleta da equipe, usou sua moto para marcar amistosos na região, ajudando a consolidar a equipe. Nesse período, o time competiu em vários torneios comunitários e amistosos.Inicialmente, o time jogava com uniformes simples. No entanto, com o passar do tempo, surgiu o desejo de ter uma camisa que representasse o então Ser Ajap, foi quando Félix Weber e Dirceu Suzin visualizaram em uma loja de esportes no centro da cidade uma camisa do São Paulo F.C, junto com outros membros, decidiram adotar as cores da camisa como uniforme oficial do time. Em um amistoso realizado em um feriado, contra o time de Campo Erê, a equipe estreou seu novo uniforme, apesar da derrota por 2 a 1.


No mesmo ano, a falta de campeonatos municipais em Pinhalzinho levou Clair Parise, Plínio da Cunha e Valdomiro Otivicz a organizarem um novo campeonato, após o último municipal ter sido em 1971. Esse evento coincidiu com a estreia do novo uniforme do Ser Ajap. O campeonato municipal de 1976, viu a jovem equipe do Ser Ajap, com jogadores entre 13 e 15 anos, enfrentar desafios e conquistar o título de campeã ao vencer o Treze de Maio da Linha Volta Grande nos pênaltis.Dirceu Suzin, um dos organizadores, comentou que, com o passar dos anos, os membros da equipe seguiram caminhos diferentes, alguns mudando-se por motivos de trabalho ou pessoais. O reencontro reuniu um bom número de ex-jogadores, incluindo pessoas de Mato Grosso e Florianópolis. Embora todos estejam vivos, alguns não puderam comparecer por diversos motivos.


Por: Geórgia Cecatto

Publicado por Geórgia Cecatto

Publicado por Geórgia Cecatto

Como se proteger das doenças de inverno? Anterior

Como se proteger das doenças de inverno?

Criança é agredida em creche Próximo

Criança é agredida em creche

Deixe seu comentário