logo RCN
Clima

Onda de calor persiste no carnaval e temperaturas podem superar os 40°C em Santa Catarina

  • Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM -

Uma semana de calor intenso em Santa Catarina será seguida por uma frente fria na quarta-feira. Temperaturas acima de 30°C durante o carnaval, com picos de até 40°C no oeste. Segunda-feira será o ápice do calor, com valores próximos a 40°C nas regiões litorâneas e no Vale do Itajaí. A frente fria trará alívio e possíveis temporais a partir de quarta-feira. Temporais de verão são esperados durante as tardes e noites, podendo causar alagamentos e enxurradas.

Após uma semana com sensação de calor intenso, a massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas até terça-feira (13) em Santa Catarina. No entanto, há previsão de alívio desta condição com a chegada de uma frente fria litorânea na quarta-feira (14). Esta mudança promete trazer uma diminuição nas temperaturas, especialmente nas áreas dos planaltos, ao longo de todo o Vale do Itajaí e nas regiões litorâneas do estado.


A previsão indica que neste carnaval as temperaturas ficarão acima dos 30°C em todas as regiões. No final de semana, o destaque fica para as regiões do oeste catarinense, onde superam os 35°C, com extremos próximos a 40°C nas proximidades de Itapiranga, município localizado nas regiões de fronteira com a Argentina. 


Vale destacar a intensificação do calor nas regiões litorâneas e no Vale do Itajaí na segunda-feira, quando os modelos também indicam valores próximos a 40°C no Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Na Grande Florianópolis marcam valores de 35 a 38°C. “Esse calor só deve amenizar a partir da quarta-feira com o avanço de uma nova frente fria que provoca aumento de nebulosidade e temporais pelo estado. Além disso esse calor durante o carnaval deve vir acompanhando de temporais de verão que ocorrem entre a tarde e a noite”, destacou o meteorologista chefe da secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, Felipe Theodorovitz.


Nos próximos dias, durante as tardes e noites, o calor excessivo favorece a ocorrência de temporais de verão em Santa Catarina que, de maneira localizada, podem vir acompanhados de vendavais e chuva intensa provocando alagamentos e enxurradas pontuais.


Escrito por:Osvaldo Sagaz | Secom


Publicado por Geórgia Cecatto

Publicado por Geórgia Cecatto

Ajuste em regra estadual flexibiliza importações de países do Mercosul para SC por Dionísio Cerqueira Anterior

Ajuste em regra estadual flexibiliza importações de países do Mercosul para SC por Dionísio Cerqueira

Programa Terra Boa 2024 para famílias rurais será lançado na quarta-feira, em Pinhalzinho Próximo

Programa Terra Boa 2024 para famílias rurais será lançado na quarta-feira, em Pinhalzinho

Deixe seu comentário