logo RCN
Colono

Plantando sementes para colher os frutos no futuro

  • IMP -

Como diz a canção de Chiquito & Bordoneio: “Tudo vem do campo, é do trabalho que vem a prosperidade, é o suor que aduba a terra fértil que sustenta a cidade”. No Dia do Colono e Motorista, vamos conhecer a inspiradora história de um casal que há mais de 50 anos vive da agricultura familiar.

No dia 25 de julho, comemoramos o Dia do Colono e Motorista, homenageando aqueles que acordam cedo para plantar e transportar alimentos por todo o país, arriscando suas vidas diariamente para construir e moldar o futuro da nação. O jornal Imprensa do Povo foi até Modelo para conhecer a história dos agricultores Jandir e Beatriz Gomes.

Há mais de 50 anos, Beatriz Rossi Gomes e Jandir Gomes vivem na Linha Santa Rosa, no município de Modelo. Sempre agricultores, o casal conta como começou a vida de casados e criou cinco filhos na agricultura.

Logo que se casaram, mudaram-se para o interior de Modelo. Beatriz recorda que inicialmente viveram em um paiol de milho. Com o passar do tempo, vieram os filhos e, com eles, aumentaram as demandas. Com o dinheiro das safras, guardavam o que sobrava para pagar pela terra onde trabalhavam e para comprar materiais para construir uma nova casa.

Jandir lembra que nem sempre foi fácil; enfrentaram muitas dificuldades. Ele menciona com orgulho a conquista de seu primeiro carro, um Fusca marrom, em 1997. "Para mim, foi uma conquista enorme, pois antes tínhamos que andar a pé com as crianças, às vezes doentes", disse Jandir.

Com o passar dos anos, os cinco filhos cresceram. Neiva e Marli saíram de casa, enquanto os outros filhos, Marcelo, Moacir e Maurício, permaneceram com os pais, formando família na propriedade e contribuindo para o desenvolvimento contínuo.

Os filhos que permaneceram agora gerenciam o negócio. Jandir e Beatriz estão aposentados. Quando construíram o primeiro chiqueiro, Jandir conta que chegaram a duvidar se o investimento era prudente, mas ao longo do tempo, construíram mais chiqueiros e prosperaram na vida.

O que inicialmente era apenas um casal trabalhando para sustentar os filhos, hoje são quatro casais que atuam na agricultura. Com a sucessão familiar garantida, Jandir e Beatriz estão aposentados, enquanto os filhos tocam a propriedade, ensinando aos netos a importância de continuar na colônia. O casal tem cinco filhos, duas noras, dois genros e nove netos.

Publicado por Geórgia Cecatto

Publicado por Geórgia Cecatto

Águas Frias realiza primeira audiência do Plano Diretor Anterior

Águas Frias realiza primeira audiência do Plano Diretor

Pinhalzinho terá um CT FALCÃO 12 Próximo

Pinhalzinho terá um CT FALCÃO 12

Deixe seu comentário