logo RCN
ALESC

Política de transparência de operação de barragens vira Lei em SC

  • Foto: Divulgação SDC. -

Quatro iniciativas de deputados estaduais foram transformadas em leis pelo governo do Estado. Um dos destaques é a Lei 18.921/2024, que institui a Política de Transparência da Operação, Manutenção e Medidas de Segurança das Barragens em Santa Catarina, proposta pelo deputado suplente Gerri Consoli (PSD).


Conforme o autor, uma auditoria operacional realizada na Defesa Civil pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, apontou que em 2014 as barragens públicas estaduais apresentaram inúmeras deficiências e as informações sobre projetos e execução das estruturas somente eram obtidas por meio de pedidos de informação, ainda assim, de forma insuficiente e pouco satisfatória.

Neste sentido, a normativa busca promover a transparência da operação, manutenção e das medidas de segurança das barragens. Estão previstas uma série de medidas ao órgão estadual fiscalizador, tais como a realização de inspeções regulares e especiais nas estruturas anualmente; o monitoramento contínuo, com foco na capacidade de resposta das barragens às condições hidrológicas e climáticas adversas, visando antecipar situações de risco e promover ações preventivas; a elaboração do plano de segurança e manutenção preventiva específicos para cada barragem, e também o plano de contingência e emergência, com procedimentos claros e eficazes para o enfrentamento de situações de cheias intensas.


Alexandre Back
AGÊNCIA AL



Publicado por Geórgia Cecatto

Publicado por Geórgia Cecatto

Município realiza melhoria nas estradas Anterior

Município realiza melhoria nas estradas

SC solicita ao Ministério da Saúde ampliação da vacinação contra a dengue Próximo

SC solicita ao Ministério da Saúde ampliação da vacinação contra a dengue

Deixe seu comentário