logo RCN
Saúde

SC está entre os três estados brasileiros com maior cobertura vacinal para o HPV

  • Por NUCOM | DIVE / Divulgação -

Santa Catarina continua avançando na imunização contra o HPV (Papilomavírus Humano) e está entre os três estados brasileiros com maior cobertura vacinal para um dos principais causadores do câncer de colo de útero. O levantamento das doses aplicadas demonstra a atuação do Estado e dos municípios no combate ao vírus.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde até 2023, Santa Catarina apresenta uma cobertura vacinal de 94% para meninas de 9 a 14 anos, ultrapassando a meta nacional de 90%. Entre os meninos, o índice chegou em 75%, segunda melhor cobertura entre os estados, a SES segue trabalhando para alcançar a meta de 90%.

“Esses índices seguem a tendência de boas coberturas vacinais que Santa Catarina sempre teve. Precisamos seguir avançando nas ações para proteger nossas crianças e adolescentes, considerando que a vacina fornece imunidade e é uma importante ferramenta de prevenção do câncer”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Desde abril, seguindo recomendação do MS e de organismos internacionais como Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a vacina contra o HPV passou a ser aplicada em dose única. Segundo o órgão federal, o principal objetivo é “intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus”. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer.

O público-alvo para a vacinação na rede pública de saúde são meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos.

Ampliação da vacina contra o HPV para usuários da PrEP

Por meio de nota técnica, o Ministério da Saúde ampliou, no dia 3 deste mês, o público-alvo da vacinação contra o HPV. A partir de agora, pessoas de 15 a 45 anos que tomam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) também podem se imunizar contra o vírus. Basta procurar uma unidade de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.



Escrito por:NUCOM | DIVE


Publicado por Geórgia Cecatto

Publicado por Geórgia Cecatto

Santa Catarina triplica investimento em transporte para R$ 1,1 bilhão em 2024 Anterior

Santa Catarina triplica investimento em transporte para R$ 1,1 bilhão em 2024

Luciana Carminati apresenta PL para melhorar condições dos professores ACTs em SC Próximo

Luciana Carminati apresenta PL para melhorar condições dos professores ACTs em SC

Deixe seu comentário