| WS Team se destaca na Copa Desterro Oeste Extremo em Chapecó
Município já tem mais de 17 casos confirmados de Dengue, que configuram epidemia
O prefeito Maurilio Ostroski decretou, na quarta-feira, dia 22 de maio, situação de emergência em saúde pública no município de Sul Brasil pelo aumento significativo dos casos de dengue. Sul Brasil passa a integrar o grupo de munícipios da região oeste em epidemia de dengue e infestados pelo mosquito Aedes Aegypti.
A decisão foi tomada considerando diversos fatores alarmantes, principalmente pelo crescimento no número de pacientes com dengue no município. Foram registradas até o momento 50 notificações, das quais 17 foram confirmadas pelo exame IGM do LACEN.
Esse aumento representa um crescimento de 750% em relação ao ano anterior (2023), com a taxa de incidência de casos crescendo por mais de duas semanas consecutivas, conforme os últimos boletins epidemiológicos divulgados pela Regional de Saúde de Chapecó.
Para combater essa situação crítica, o decreto autoriza uma série de medidas emergenciais, tais como:
Convocação de voluntários: Para reforçar as ações de resposta.
Campanhas de conscientização: Direcionadas à comunidade.
Mutirões de combate à dengue: Esforços intersetoriais para eliminar criadouros do mosquito transmissor.
Ingresso em imóveis: Públicos ou particulares, quando necessário, para a eliminação de focos do mosquito.
Intensificar as medidas já realizadas, baseando-se no plano de Contingência do Munícipio contra a Dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde de Sul Brasil ficou designada como coordenadora da resposta de emergência a dengue, atuando juntamente com os demais órgãos e entidades públicas municipais.
Na próxima terça-feira, dia 28 de maio, no período da tarde, será realizado um mutirão de limpeza no município envolvendo todas as repartições públicas. Esta ação incluirá o recolhimento de lixo afim de reduzir possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, consequentemente diminuindo a quantidade de casos de dengue.
Deixe seu comentário