logo RCN
Cultura

Vereador Pedro Arno pede aumento de orçamento para incentivo ao canto coral

  • Foto: Divulgação -

Pedro Arno Eckert (PP) defende mais recursos para a Fundação Municipal de Esporte e Cultura, visando apoiar a Associação Coral Pinhalzinho e garantir a continuidade dessa tradição

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho, realizada em 07 de outubro, o vereador Pedro Arno Eckert (PP) apresentou o Pedido de Providência nº 0118/2024, solicitando um aumento de R$ 50.000,00 no orçamento da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC). A proposta visa incentivar o canto coral, atividade que se destaca na cidade, especialmente pela atuação da Associação Coral Pinhalzinho.


A importância da modalidade

O vereador destacou a relevância do canto coral como forma de arte e de união na comunidade. "O canto coral é a prática de cantar em grupo. A Associação de Canto Coral, da qual faço parte desde 1981, é um grupo de amigos que se reúne semanalmente para ensaiar cantos em quatro vozes. A harmonia dessas vozes tem levado o nome de Pinhalzinho para muitas outras cidades. Diversas vezes, já nos apresentamos até no Rio Grande do Sul. Todos os corais de outros municípios que realizam encontros fazem questão de que o nosso coral participe. Neste mês de outubro, temos um encontro interestadual em Xaxim”, colocou


O vereador também destacou as dificuldades enfrentadas pelo grupo, como a falta de recursos para custear viagens e participar de eventos fora da cidade. "O nosso canto realmente encanta, mas não contamos com nenhum tipo de recurso. Nós mesmos arcamos com todas as despesas, e sabemos que em um grupo maior, nem todos têm condições de colaborar com os custos da viagem, do almoço e de alguma bebida. Como a corporação participa seguidamente, muitas pessoas não conseguem acompanhar por questões financeiras, o que é uma pena”, pontuou.


Apoio da Câmara de Vereadores

Eckert fez um apelo aos seus colegas de plenário para que aprovassem o pedido de aumento de orçamento, a fim de garantir recursos que possam ser utilizados no próximo ano. "O orgulho que sentimos ao cantar nesse coral é imenso. Isso está dentro de nós. Procuramos divulgar e manter esse sentimento na família, e também compartilhar com outras pessoas. Por isso, quando estou aqui, tento falar sobre isso. O coral precisa de ajuda. Por isso, fui solicitado, e, estando aqui na Casa do Povo, fiz essa indicação, esse pedido de providências, para que o município aumente um pouco o orçamento na área da cultura e do esporte. Assim, poderemos, no próximo ano, apresentar um projeto e captar parte desses recursos para nossos gastos, tudo dentro da lei”, frisou.


O Pedido de Providência foi aprovado por todos os parlamentares presentes em plenário. Agora ele deve ser encaminhado ao Executivo Municipal para análise e possível implementação. O aumento no orçamento, segundo Eckert, representará um reconhecimento ao trabalho cultural realizado pelo coral e um incentivo para que a tradição continue viva em Pinhalzinho.

Publicado por Guilherme Detoni

Publicado por Guilherme Detoni

reportagemdetoni@gmail.com

Correndo contra o tempo: a luta pela vida da pequena Emanuelly Anterior

Correndo contra o tempo: a luta pela vida da pequena Emanuelly

Secretaria de Educação de Pinhalzinho lança edital de matrículas para 2025 Próximo

Secretaria de Educação de Pinhalzinho lança edital de matrículas para 2025

Deixe seu comentário