Apicultores de Nova Itaberaba exportam mais de 8,5 toneladas de mel para EUA e Europa

-
Foto: Divulgação/ Ascom Nova Itaberaba -
Venda gera movimento econômico de R$ 100 mil e destaca parcerias públicas para fortalecer a atividade apícola no município
A última semana foi marcante para os apicultores sócios da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Nova Itaberaba, que viram seu trabalho ser coroado com a exportação de 8.573,5 kg de mel para os mercados americano e europeu. A venda, realizada por meio de uma exportadora, representa a produção da safra 2024/2025 e movimentou cerca de R$ 100.000,00, reforçando a importância econômica da apicultura para a região.
Apesar do volume expressivo, parte significativa da produção local não foi incluída nessa comercialização, seja porque os produtores não concluíram o preparo a tempo do carregamento, seja porque optaram por vender para outros mercados. O fato demonstra o potencial ainda maior da atividade, que segue em expansão no município.
A Prefeitura de Nova Itaberaba tem sido uma aliada fundamental no desenvolvimento do setor, mantendo parcerias estratégicas com o Sebrae e oferecendo Assessoria Técnica aos apicultores. Além disso, a Secretaria de Agricultura presta todo o apoio necessário para que os produtores possam aprimorar suas técnicas e aumentar a produtividade em suas propriedades.
Essa conquista não só fortalece a economia local, como também coloca Nova Itaberaba no mapa da exportação de mel, abrindo portas para novas oportunidades e consolidando a apicultura como um dos pilares do agronegócio na região.
Texto: IMP
Deixe seu comentário