logo RCN
Corpo de Bombeiros

Crianças de Pinhalzinho aprendem segurança aquática e cidadania no Projeto Golfinho

Iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar, realizada entre 26 e 29 de janeiro, promove a prevenção de afogamentos e noções de cidadania com apoio do Sicoob

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina finalizou mais uma edição do Projeto Golfinho em Pinhalzinho, celebrando a formação de cem novas crianças. O curso, que ocorreu do dia 26 ao dia 29 de janeiro, contou com uma carga horária entre 8 e 10 horas de atividades voltadas à segurança em rios, mares e piscinas.

Aprendizado prático e teórico
A metodologia utiliza jogos e brincadeiras para transmitir conhecimentos sérios de forma leve. Durante o treinamento, os alunos participaram de:

    Orientações teóricas sobre sinalização de segurança;

    Aulas práticas em piscina para vivência real;

    Instruções sobre preservação do meio ambiente;

    Dinâmicas de grupo focadas em cidadania e respeito.

Prevenção de acidentes
Um dos pontos centrais do projeto é ensinar a criança a identificar o perigo sem se expor ao risco. O sargento Rios, do Órgão Bombeiro Militar local, destaca que a principal orientação é que a criança nunca entre na água para tentar um salvamento. O procedimento correto ensinado é alcançar um objeto flutuante à vítima e acionar imediatamente o socorro especializado pelo telefone 193.

O Projeto Golfinho é realizado anualmente durante os meses de verão e busca transformar cada formando em um multiplicador de segurança dentro de sua família e círculo de amigos. O sucesso da edição em Pinhalzinho foi possível graças à parceria com o Sicoob, que garantiu a estrutura e os kits necessários para todos os participantes.

Publicado por jornal Imprensa do Povo

Publicado por jornal Imprensa do Povo

Gean Loureiro participa de encontro do União Brasil em Bom Jesus do Oeste Anterior

Gean Loureiro participa de encontro do União Brasil em Bom Jesus do Oeste

Planejamento pedagógico marca o início do ano letivo de 2026 em Pinhalzinho Próximo

Planejamento pedagógico marca o início do ano letivo de 2026 em Pinhalzinho

Deixe seu comentário