logo RCN

Justiça determina bloqueio do WhatsApp no Brasil por 72 horas

Segundo a Folha, as cinco operadoras do país, já foram notificadas e informaram que cumprirão a decisão

A Justiça determinou que as operadoras de telefonia fixa e móvel bloqueiem o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp em todo o país. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a medida começa a valer a partir das 14h desta segunda-feira (2) e é válida por 72 horas.

A decisão é do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE). O motivo da determinação ainda é desconhecido.

Segundo a Folha, as cinco operadoras do país - Tim, Oi, Vivo, Claro e Nextel - já foram notificadas e informaram que cumprirão a decisão. A multa em caso de descumprimento é de R$ 500 mil ao dia.

Esta é a segunda vez que o aplicativo é bloqueado no Brasil. A primeira vez que isso ocorreu no dia 17 de dezembro do ano passado, a Justiça determinou o bloqueio por 48 horas. Naquela ocasião, o Whatsapp ficou mais de 12 horas fora do ar.

Mais detalhes

O juiz Marcel Montalvão é o mesmo que determinou o pedido de prisão do vice-presidente do Facebook na América Latina, Diego Dzodan - em março deste ano.  Depois desta prisão, por coincidência ou não - o Whatsapp atualizou o serviço em abril.  O app  passou a utilizar a criptografia "end-to-end" - apenas as pessoas envolvidas na conversa podem ler as mensagens - nem mesmo as operadoras ou os donos dos dados dos usuários podem acessar a comunicação.

Desembargador nega recurso do WhatsApp e mantém bloqueio de 72h Anterior

Desembargador nega recurso do WhatsApp e mantém bloqueio de 72h

Semana começa com condições do tempo típicas de outono em SC Próximo

Semana começa com condições do tempo típicas de outono em SC

Deixe seu comentário