| Secretaria de Esporte e Cultura de Pinhalzinho retoma atividades e apresenta nova gestão
A capacitação prepara professores de seis municípios para o retorno das aulas na próxima segunda-feira (9)
Com o início do ano letivo agendado para o dia 9 de fevereiro, o município de Pinhalzinho sediou na última quinta-feira, 5 de fevereiro, uma formação continuada para profissionais da educação. O evento focou em duas frentes prioritárias: a alfabetização de crianças e a recomposição das aprendizagens para os anos subsequentes.
O treinamento foi realizado através do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Estado da Educação, Undime, Amosc e as prefeituras locais. A execução técnica dos conteúdos coube à Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Organização das atividades
Para otimizar o aprendizado, os educadores foram divididos de acordo com suas áreas de atuação:
1º e 2º anos: Atividades na EEB Vendelino Junges, focadas no processo de alfabetização.
3º, 4º e 5º anos: Encontros na Câmara de Vereadores, com ênfase na recomposição de conteúdos pedagógicos.
Integração Regional
Além dos profissionais de Pinhalzinho, participaram do evento educadores vindos de Águas Frias, Nova Itaberaba, Nova Erechim, Serra Alta e Sul Brasil. Como município polo, Pinhalzinho reforçou a integração regional em busca da melhoria do ensino básico.
A secretária de Educação de Pinhalzinho, Carmen Fiorini, destacou que o momento foi fundamental para alinhar estratégias e valorizar o trabalho docente. Segundo a secretária, o investimento em formação é o que garante a evolução dos alunos e valoriza quem atua diariamente na sala de aula.

Deixe seu comentário