| Lançamento de documentário em Pinhalzinho destaca arte e resistência no Oeste Catarinense
Projeto Maturando Lembranças é lançado em Pinhalzinho com foco na história do queijo artesanal

-
Foto: Divulgação/ Epagri -
Documentário irá valorizar a tradição queijeira do Oeste catarinense e fortalecer a permanência no meio rural
Teve início no campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em Pinhalzinho o projeto Maturando Lembranças, uma iniciativa inédita voltada à valorização da cultura e história das queijarias artesanais do Oeste de Santa Catarina. Coordenado pela professora Elisandra Rigo, o projeto é desenvolvido pelo Programa de Extensão Pro Cult/UDESC, em conjunto com a equipe da Indústria de Lácteos em Escala Piloto (ILEP) do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NCTI), e conta com a parceria da Artequeijo SC, Prefeitura Municipal de Pinhalzinho, por meio do Museu Histórico, além da EPAGRI e do IFSC.
Com o objetivo principal de produzir um documentário gratuito, o projeto pretende contar as histórias de famílias produtoras de queijo artesanal, destacando sua trajetória, desafios e conquistas, e promovendo a valorização da identidade cultural regional. A proposta também visa estimular a permanência das famílias no campo e contribuir com o desenvolvimento sustentável da maior bacia leiteira do Estado.
Serão selecionadas até oito empresas familiares produtoras de queijos artesanais para participar da próxima fase da iniciativa, que inclui entrevistas e captação de imagens nas propriedades. O conteúdo resultante será transformado em materiais de divulgação com foco histórico e cultural, evidenciando a riqueza da produção artesanal, que atravessa gerações com amor, dedicação e saberes únicos.
Ao final do projeto, será realizado um evento especial no NCTI, com o lançamento do documentário e exposição dos registros, convidando a comunidade a conhecer o espaço que oferece apoio científico ao setor leiteiro de Santa Catarina. A ação conta com o apoio da FAPESC e reforça o compromisso do governo estadual e da UDESC com a valorização das raízes culturais e da produção rural catarinense.
Texto: IMP
Deixe seu comentário