Iniciativa amplia ações, incorpora educação ambiental e já ultrapassa 95 mil quilos de resíduos eletrônicos recolhidos no município
O município de Pinhalzinho iniciou, em 2026, um novo ciclo do Recicla Pinhalzinho, que passa a atuar oficialmente como programa permanente, com ampliação das atividades e a educação ambiental como eixo central. Criado inicialmente como projeto em 2017, o movimento foi reformulado após anos de resultados expressivos e fortalecimento das parcerias institucionais.
A definição do novo modelo ocorreu durante a primeira reunião do ano, realizada na última quarta-feira (11), com a participação de representantes do Poder Executivo, Legislativo, Grupo Recicla Pinhalzinho, instituições de ensino e universidades. No encontro, foram alinhadas as diretrizes para o período, incluindo a atuação no ambiente escolar e a ampliação do alcance das ações educativas.
Ao longo de sua trajetória, o programa já realizou 16 edições, com resultados significativos: mais de 95 mil quilos de lixo eletrônico recolhidos, além da destinação correta de 61,551 toneladas de resíduos eletrônicos, 8.690 litros de óleo de cozinha, 15.572 lâmpadas, 1.391 toneladas de resíduos diversos e 9.213 quilos de vidro. As ações também contribuíram para a redução de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, fortalecendo a vigilância em saúde no município.
O método de funcionamento do Recicla Pinhalzinho prevê a realização de ações semestrais, tradicionalmente na Praça Central, com ampla divulgação por meio de agentes comunitários de saúde, rádios, jornais, redes sociais, grupos de WhatsApp e carro de som. Durante os eventos, a população entrega os materiais, que são separados e coletados por empresas parceiras da reciclagem. Como incentivo à participação e à sustentabilidade, também ocorre a distribuição de mudas de árvores nativas e flores.
Para 2026, o cronograma já prevê etapas importantes, como a definição de atividades voltadas ao ambiente escolar, a apresentação da agenda oficial entre 18 de março e 20 de setembro, a confirmação das parcerias até 31 de março e a realização de ações integradas com a comunidade escolar e as famílias. Atualmente, a iniciativa envolve 15 entidades parceiras, formando uma rede sólida de apoio.
Com a consolidação como programa permanente, o Recicla Pinhalzinho reforça seu papel estratégico na educação ambiental, na gestão correta de resíduos e na promoção da saúde pública, ampliando o impacto positivo para a comunidade e fortalecendo as políticas ambientais do município.
Texto: IMP
Deixe seu comentário