logo RCN
Educação

SC abrirá 1,2 mil vagas no sistema prisional até o começo de fevereiro

  • Patrick Rodrigues/Agência RBS -

Dia 26, será inaugurado o complexo penitenciário de Blumenau e, depois do carnaval, a penitenciária de Chapecó

A falta de vagas no sistema prisional de Santa Catarina ganhará até um alívio. Com a inauguração de 1,2 mil vagas em duas penitenciárias até o começo de fevereiro, o Estado pretende diminuir a busca por espaço para detentos condenados. Na próxima terça-feira, um ato oficial abre o Complexo Penitenciário do Médio Vale do Itajaí. Depois do Carnaval, com data provável de 10 de fevereiro, inaugura a nova penitenciária de Chapecó, no Oeste. Ambas têm 600 vagas cada.

Os novos espaços se somam a outros 860 já abertos em outubro e dezembro do ano passado, em São Cristóvão do Sul, com a segunda penitenciária do complexo da cidade, e em Jaraguá do Sul, com a ampliação do presídio. A partir da abertura das penitenciárias de Blumenau e Chapecó, o déficit de vagas em SC deve cair para 2,7 mil vagas.

Segundo o secretário adjunto de Justiça e Cidadania do Estado, agora o foco se volta para a Grande Florianópolis, onde está o maior problema do sistema prisional catarinense atualmente.

- Com essas três penitenciárias a gente alivia um eixo importante que é Chapecó, Curitibanos e Blumenau. Agora precisamos focar na Grande Florianópolis, porque aqui está muito superlotado, está no limite, precisamos de uma solução logo.

O Estado enfrenta ações judiciais na região para instalar unidades. Todas aguardam julgamento e o governo faz reuniões constantes para avaliar as estratégias jurídicas necessárias. A intenção da secretaria é desativar o Complexo Penitenciário da Agronômica, em Florianópolis, que já foi interditado pela Justiça. Há projetos de novas unidades ou ampliação para São José, Palhoça, Tijucas e Imaruí, no Sul do Estado.

A penitenciária a ser inaugurada no Vale é a mais esperada. O Presídio Regional de Blumenau, no Bairro Passo Manso, é considerado pelo governo estadual a pior unidade prisional de Santa Catarina. A afirmação já foi feita até mesmo pelo governador Raimundo Colombo. A partir da nova estrutura, 400 presos condenados devem ser transferidos da antiga cadeia, segundo o futuro diretor, Marco Antônio Caldeira.

- Nossa próxima obra em Blumenau é a construção de um presídio no mesmo complexo. Está no cronograma para 2016, 2017 e 2018 - explicou.

Em 2018, o Estado se comprometeu que fechará o atual presídio regional e devolverá o prédio à prefeitura. O secretário Lima garante que as transferências para o novo prédio começarão no dia 27 de janeiro. Ele afirma que serão levados para lá detentos condenados do Vale do Itajaí e descarta que presos da Grande Florianópolis possam ocupar o espaço. Em Chapecó, Lima diz que vão ficar os presos condenados do Oeste e Meio-oeste.

Aurora é a 6ª empresa com funcionários mais satisfeitos no Brasil, aponta pesquisa Anterior

Aurora é a 6ª empresa com funcionários mais satisfeitos no Brasil, aponta pesquisa

Cientistas anunciam descoberta de possível nono planeta do Sistema Solar Próximo

Cientistas anunciam descoberta de possível nono planeta do Sistema Solar

Deixe seu comentário