logo RCN
ESPORTE

"Eu respiro futsal, vivo cada jogada"

À beira da quadra, Alan Ricardo Reichert lidera equipes em competições de diferentes idades, buscando transmitir tudo o que aprendeu ao longo de sua carreira.

Poucas pessoas se realizam com o trabalho que desempenham e um dos privilegiados é o professor Alan. Um cara que acorda, come, dorme e sem exagerar, respira futsal. Parece lindo e maravilhoso, mas a verdade é que há uma dureza nessa missão que exige ficar longe de casa, viver em adrenalina constante, e ainda ser constante e exemplar como líder. 

À beira da quadra, Alan Ricardo Reichert lidera equipes em competições de diferentes idades, buscando transmitir tudo o que aprendeu ao longo de sua carreira. A cada apito final do jogo, sua busca pela vitória é evidente, mas, antes de conquistar os triunfos nas competições, ele se mostra um vencedor ao ensinar e passar adiante a experiência adquirida como atleta profissional e treinador.

Alan está com 42 anos. Ele é natural do município de São Carlos, embora reside em Bom Jesus do Oeste. O esportista construiu sua trajetória com dedicação e compromisso. Em 2013, aceitou um convite para trabalhar em Bom Jesus do Oeste, onde buscou o desenvolvimento do esporte local e de municípios vizinhos. Antes disso, já acumulou experiência como gestor esportivo, com passagens pela Prefeitura de Iraceminha, entre 2006 e 2012.

Sua jornada no esporte começou em Palmitos, cidade que, na época, ainda não vivia a explosão do futsal, com o futebol de campo sendo o foco principal. Alan iniciou seus treinos no campo, até que a criação de um projeto de futsal estruturado transformou sua carreira. Em 1998, a associação que ele integrou conquistou o título da Copa DC de Futsal, promovida pelo Diário Catarinense. Em 1999, o time disputou a divisão da Federação Catarinense de Futsal e, no ano seguinte, subiu para a divisão especial. Foi nesse período que Alan intensificou os treinamentos e, em 2001, se tornou jogador fixo do elenco principal.

Sua carreira de jogador percorreu diversas cidades: Palmitos, São Lourenço do Oeste, Campos Novos, Maravilha, São Miguel do Oeste, finalmente, encerrou sua trajetória em 2010 devido a lesões no joelho e tornozelo. Esse momento o levou a se dedicar integralmente à carreira de treinador. Alan já exercia a função de técnico antes de 2010, mas a partir desse ano, se dedicou exclusivamente à profissão, passando a treinar equipes em Iraceminha, Bom Jesus do Oeste, Serra Alta, Modelo, Sul Brasil e Irati.

Apaixonado pela função, Alan sempre teve o sonho de se tornar treinador, inspirado por ícones do futsal como Marcos Morais. Durante sua carreira, teve a chance de jogar com e contra grandes nomes do futsal nacional, como Manoel Tobias, Falcão, Sandro Macaco e Norberto, além de trabalhar com treinadores renomados como Cigano e Serginho Lacerda. Essas vivências marcaram sua metodologia de trabalho, que até hoje influencia a formação dos atletas que ele orienta, consolidando seu papel fundamental no fortalecimento do futsal em Bom Jesus do Oeste e na região.

Se tudo começa por um sonho, onde primeiro sonhamos para depois realizar, Alan tem sonho de crescer e trabalha para uma oportunidade maior. Em suas palavras, Alan afirma: "Estudar e me atualizar é uma constante na minha vida. O esporte está sempre evoluindo, e para continuar sendo um bom treinador, preciso estar à frente, buscando novas estratégias, conhecimentos e técnicas. Não é só dentro de quadra que o aprendizado acontece, ele também precisa acontecer fora dela. E é isso que tento transmitir às minhas competições: que o aprendizado é contínuo, tanto no esporte quanto na vida”, explica.

Aos alunos, em especial crianças, ele ensina muito mais que futsal. “Acreditem nos seus sonhos e nunca deixem de se dedicar! No esporte, assim como na vida, nem sempre a vitória vem de imediato, mas cada treino, cada esforço e cada tentativa e aperfeiçoamento melhoram as coisas. O esporte ensina muito e o eu aprendi pretende repassar sempre”, conclui o treinador sonhador que entre um jogo e outro semeia sonhos que o esporte pode cultivar.

Serra Alta investe R$ 828 mil em escavadeira Caterpillar para impulsionar infraestrutura municipal Anterior

Serra Alta investe R$ 828 mil em escavadeira Caterpillar para impulsionar infraestrutura municipal

Pinhalense Futsal anuncia novo nome para a temporada 2025 Próximo

Pinhalense Futsal anuncia novo nome para a temporada 2025

Deixe seu comentário