logo RCN

195 novos policias reforçam as forças de segurança de Santa Catarina

  • Ascom/Adjori -

Governo divulgou como será a distribuição dos novos agentes e delegados da Polícia Civil catarinense

O setor de Segurança Pública de Santa Catarina passou a contar nesta semana com um reforço de 195 novos profissionais, sendo 138 agentes de Polícia Civil e 57 delegados. Dentro de 15 dias, os policiais devem passar a atuar em uma das 30 delegacias regionais e nas diretorias de polícia, principalmente nas regiões onde ocorre Operação Veraneio. As cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Chapecó receberão um contingente maior em função da criminalidade nestes municípios.

A solenidade de formatura, que ocorreu no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, contou com a presença do governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, além de autoridades da segurança pública catarinense.

Conforme o governador, o Estado tem feito fortes investimentos em efetivo, estrutura e tecnologia na área de segurança pública. O objetivo, diz ele, é aumentar a eficiência das forças policias e melhorar os resultados. Colombo citou também a incorporação de aproximadamente mil novos policiais militares em formatura que acontecerá no próximo dia 13 de dezembro. "A previsão é de que esse trabalho de aumento no efetivo continue por mais alguns anos", disse ele.

Homicídios em Santa Catarina

No comparativo entre 1º de janeiro e 27 de novembro deste ano, com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 6,2% no número de mortes por cada grupo de 100 mil habitantes em Santa Catarina. Foram 11,8 mortos em 2016 contra 12,5 mortos em 2017. Sobre esta questão, Colombo garante que o Estado vem atuando de forma integrada e preventiva para diminuir esses indicadores. "Há um esforço grande, e vamos continuar nesse trabalho", afirma.

Por outro lado, o governador atribui ao consumo de entorpecentes uma relação direta com o aumento no índice de violência. "Enquanto tiver pessoas comprando e consumindo drogas, achando que não estão fazendo nada, teremos um grande índice de violência. A sociedade precisa colaborar. É muito claro que o maior problema que temos hoje é o tráfico dessas substâncias, que é a base da violência urbana" disse Colombo.

Turismo

Colombo afirmou que já há um planejamento para a atuação das forças de segurança durante a temporada de verão, período que Santa Catarina registra a presença de milhões de turistas. O governador explica que será repetido o formato executado em 2016, e que apresentou, segundo ele, bons resultados. "Baixamos o índice mesmo com excesso de turistas. Agora teremos mais o suporte dos novos policias".

Distribuição por regiões

Conforme o secretário de Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, para a distribuição dos novos policiais serão considerados critérios como densidade populacional, número de ocorrências registradas, índice de criminalidade e policiais aposentados. "Temos carência de policiais nos 295 municípios catarinenses. Todos querem aumento de efetivo. Porém, vamos ter uma avaliação técnica para fazer essa definição", disse Grubba.

O secretário destaca que houve um aumento de 40% no número de servidores da área da segurança pública em Santa Catarina desde o início do governo Colombo.

Treinamento dos policiais

Por cinco meses, os alunos passaram por treinamentos com aulas teóricas e práticas, distribuídas em 55 disciplinas, na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Florianópolis. Entre as disciplinas estão aulas específicas da função, como investigação criminal, sobrevivência policial, tecnologias da informação policial, Direitos Humanos e Ética e Cidadania.

O curso também comtemplou aulas de tiro e técnicas operacionais. Os novos profissionais também realizaram 160 horas de estágio em delegacias da Capital e cidades do interior.

Desde 2011, foram efetivados pelo Governo do Estado 1,33 mil policiais civis. Com os 195 policiais que se formaram nesta segunda-feira, a Polícia Civil passa a contar com 3,28 mil policiais civis efetivos distribuídos nos cargos de delegados (442), agentes (2.248), escrivães (519) e psicólogos policiais (73).

Esgotadas vagas para turmas matutinas no Casimiro Anterior

Esgotadas vagas para turmas matutinas no Casimiro

Aurora é pioneira nas práticas de bem-estar animal Próximo

Aurora é pioneira nas práticas de bem-estar animal

Deixe seu comentário