| Serra Alta abre inscrições para auxílio financeiro a estudantes da área agrícola
APAE de Pinhalzinho lança a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de maneira especial. Como parte de suas ações, participou na terça-feira (22) do lançamento de uma edição especial de uma revista em prol do autismo. As Aventuras do Super Felipe contam uma história real, escrita e desenhada pelo próprio. Felipe Antonio Schneider Souza, é portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA), e frequenta a APAE há três anos e é um exemplo brilhante do potencial que as pessoas com deficiência podem ofertar a sociedade.
No dia 21 de agosto, teve início a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em todo o país. Uma iniciativa que foi instituída em 1963, quando foi intitulada como a Semana Nacional da Criança Excepcional, por meio da Lei nº 13.585, de 26 de dezembro de 2017. Uma semana pensada para reforçar a importância de combater o preconceito e de direcionar esforços para políticas públicas inclusivas.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada anualmente de 21 a 28 de agosto, tem como tema central deste ano: "Conectar e somar para construir inclusão". Este tema destaca a força da conexão na Era da Informação e da Tecnologia, mostrando como a comunicação interpessoal e digital pode expandir horizontes e perspectivas. É através dessa união de esforços que a inclusão pode ser construída, eliminando barreiras e promovendo a conscientização.
A temática: Conectar e somar para construir inclusão, visa mostrar à população que, diante da Era da Informação e da tecnologia e dos impactos que as mesmas causam, a conexão, por meio da comunicação interpessoal e digital, é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de um objetivo: a construção da inclusão.
Ressaltamos que as ações de se conectar e comunicar são elementares no sentido de agregar e somar forças, além de levar conhecimento e informação, e reforçar a conscientização para a superação de barreiras, a inclusão precisa ser construída diariamente por todos: pessoas com deficiência e suas famílias e, sobretudo, pela sociedade.
Dentro desse contexto, a APAE de Pinhalzinho lança a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de maneira especial. Como parte de suas ações, participou na terça-feira (22) do lançamento de uma edição especial de uma revista em prol do autismo. As Aventuras do Super Felipe contam uma história real, escrita e desenhada pelo próprio. Felipe Antonio Schneider Souza, é portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA), e frequenta a APAE há três anos e é um exemplo brilhante do potencial que as pessoas com deficiência podem ofertar a sociedade.
A professora de Educação Especial, Kelin Albani Schwuaab, que ajudou no processo de supervisão da revista em quadrinhos, contou sobre a história por trás dessa ideia inspiradora. “Tudo começou quando surgiu um edital, oferecendo à nossa instituição a oportunidade de participar de um festival de destaque. Foi nesse momento que surgiu a ideia de desenvolver uma revista em quadrinhos com o Felipe. Em um primeiro momento não sabíamos que o pai dele também era envolvido com edição de revistas, e quando descobrimos foi uma grata surpresa, pois ali pudemos ter mais uma base para desempenharmos um trabalho bem feito. Ao apresentarmos a proposta para o próprio Felipe, ele ficou muito animado, em poder compartilhar o seu dia a dia, de poder expressar de um jeito único a forma em que um autista vê o mundo. Contando em forma de histórias em quadrinhos e visualmente de uma forma lúdica, Felipe foi montando do seu jeito, e nós fomos apenas o auxiliando neste processo. ”
Jerry Souza, pai de Felipe é editor da revista Profecia Comics, que possui mais de 30 anos de publicação. Ao saber do projeto, ele e sua esposa tiveram a ideia de lançar uma edição especial em apoio ao autismo. Eles convidaram amigos para ajudar a melhorar o conteúdo da revista, tornando-o mais profissional, e também contaram com o apoio de patrocinadores para viabilizar o lançamento da edição. A revista Profecia Comics produziu dois mil exemplares dessa edição especial, os quais foram distribuídos nacionalmente.
A história em quadrinhos foi premiada com o quarto lugar na Regional das APAES do Vale do Chapecó/SC, representando a cidade de Pinhalzinho. E para aqueles que tiverem o interesse em ler, esta edição especial, ela está disponível de forma online no site www.profeciacomics.com ou nas redes sociais @profeciacomics e também de forma impressa ela se encontra disponível na APAE de Pinhalzinho de forma gratuita. A história do Felipe nos mostra que não existe empecilho no mundo que nos impeçam de realizar nossos sonhos, basta acreditar.
Deixe seu comentário