logo RCN
História e Cultura

Curso de museus em SC: intercâmbio cultural e solidariedade em destaque

  • Foto: Asscom -

Profissionais da área se unem para capacitação e ação social, fortalecendo vínculos e promovendo impacto positivo na comunidade

Profissionais e entusiastas da cultura e museologia se reuniram no último mês, para participar do curso "Produção de exposições em museus: conceitos, pesquisa, montagem, ações educativas e monitoramento", uma iniciativa que visava aprimorar conhecimentos e promover trocas de experiências na área, por meio de um curso especial e do intercâmbio entre culturas.


O curso ofertado teve como tema central, os conceitos gerais sobre comunicação em museus e como aplicá-los a espaços museológicos, especialmente através de exposições. A 1ª e 2 ª etapa foram realizadas de forma virtual, nos dias 06 e 07 de março. A etapa presencial foi realizada no dia 20 de março, na Casa da Memória de São Carlos. Os historiadores, Elisandra Forneck, Aline Maisa Lubenow e Jefferson Luis Ribas de Oliveira, foram as pessoas que tomaram a frente da coordenação do evento.  Fernanda Ben, Idemar Ghizzo e Daiane Frigo, da equipe Catavento - Gestão e Produção Cultural, juntamente com o historiador de São Paulo, Pedro Sant'Anna, foram os representantes que ministraram o curso.


Além do enriquecimento profissional proporcionado pelo curso, a arrecadação de leite e produtos de higiene pessoal entre os participantes foi uma das propostas de contrapartida social. Esses itens foram destinados ao Programa Viver de Chapecó, uma iniciativa que realiza importante trabalho social e educativo com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.


O evento reuniu profissionais de museus de todo o estado de Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. Com destaque especial ao Oeste catarinense, o momento foi muito importante para a promoção de um intercâmbio informativo e cultural e de um debate relevante sobre as possibilidades expositivas.


A proposta foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. O fortalecimento de laços, entre profissionais e instituições culturais, demonstrou o compromisso desses agentes com a promoção da cultura nas comunidades, especialmente na região Oeste do estado.



Publicado por Guilherme Detoni

Publicado por Guilherme Detoni

reportagemdetoni@gmail.com

CASAN de Maravilha assegura que problema de esgoto sanitário está resolvido Anterior

CASAN de Maravilha assegura que problema de esgoto sanitário está resolvido

O maior clássico do futsal regional Próximo

O maior clássico do futsal regional

Deixe seu comentário