| Nédio Martello é confirmado como secretário do DMER em Serra Alta
Dois eixos essenciais para a sociedade estão ganhando cada vez mais visibilidade de políticas públicas.
Luan Maciel, ex-presidente do Colegiado Estadual de Assistência Social (CONGEMAS) e atual secretário municipal de Assistência Social e Habitação de Nova Itaberaba, compartilha suas experiências e projetos para o futuro, destacando suas metas locais e articulações nas esferas estadual e federal.
Dois eixos essenciais para a sociedade estão ganhando cada vez mais visibilidade de políticas públicas. Luan Maciel que já foi secretário municipal de Assistência Social e Habitação de Nova Itaberaba de 2017 a 2020, período em que deixou uma marca exemplar no município, especialmente pela articulação de políticas públicas de assistência social. Este destaque lhe garantiu respaldo para se tornar vice-presidente e, posteriormente, presidente do Colegiado Estadual de Assistência Social. Durante sua gestão, no período mais crítico da pandemia, Luan liderou uma articulação que resultou no expressivo recurso por meio de uma emenda de R$ 42 milhões ao orçamento do estado, além dos valores previstos para a área.
Prioridades em Nova Itaberaba
Hoje, de volta à Secretaria de Assistência Social e Habitação de Nova Itaberaba, Luan reafirma seu compromisso com o município e destaca suas prioridades. “Hoje eu reassumo a pasta em Nova Itaberaba e também tenho convite para fazer parte do colegiado que negocia os recursos de assistência social em todo o estado. Deixo claro que meu foco é Nova Itaberaba, e o prefeito Marciano Pagliarini me deu algumas prioridades, sendo a principal a habitação”, explica.
Entre os projetos para o município, ele enfatiza a importância de ampliar o suporte às famílias vulneráveis. “Queremos olhar com muito carinho para nossos idosos, para políticas voltadas ao público feminino, oferecer oficinas variadas para diferentes públicos e fazer com que nossa equipe esteja ainda mais presente junto às famílias em situação de vulnerabilidade. Temos muito trabalho por aqui e vamos buscar que todo dia seja produtivo para melhorar a vida dos nossos munícipes dentro do que nos compete”, acrescenta.
Reforma de políticas estaduais e federais
No âmbito estadual e federal, Luan também manifesta preocupação com a necessidade de reformas estruturais nas políticas públicas. “Santa Catarina é um dos únicos estados que não tem a COHAB ativa, e isso limita muito as ações de habitação. É essencial criar um colegiado estadual de habitação, pois há uma demanda urgente para estruturar a área, especialmente na agilidade da infraestrutura”, explica.
Ele também destaca que o diálogo entre o governo do estado e os municípios é fundamental para avançar na habitação. “Habitação precisa ir de baixo para cima, pois os municípios conhecem as demandas de perto. Vemos outros estados se destacando, e temos o potencial para fazer mais.”
Necessidade de unidade de alta complexidade
Outro ponto levantado por Luan é a necessidade de uma unidade de alta complexidade na região. “Essa é uma demanda regional, estadual e nacional. Vamos trabalhar junto ao governo do estado para tirar esse projeto do papel. O acolhimento para crianças e adolescentes é uma área crítica. Atualmente, os municípios de todo o estado enfrentam dificuldades para encontrar vagas. O acolhimento deveria ser regional, e nossa ideia é trabalhar para que possamos ter uma unidade piloto na região,”, finaliza.
Deixe seu comentário