O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), decretou luto oficial de três dias em todo o estado.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), decretou luto oficial de três dias em todo o estado. A medida, segundo ele, é “em homenagem ao Papa Francisco, em respeito à Igreja e aos milhares de catarinenses católicos”. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado.
Jorge Mario Bergoglio, conhecido mundialmente como Papa Francisco, faleceu nesta segunda-feira, aos 88 anos. A causa da morte foi um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de insuficiência cardíaca irreversível. Bergoglio esteve à frente da Igreja Católica por quase 12 anos, sendo o 266º papa da história.
O religioso argentino nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, e entrou para a história como o primeiro papa latino-americano e também o primeiro jesuíta a ocupar o posto. Ele foi escolhido em 13 de março de 2013, no segundo dia de conclave, após a renúncia do Papa Bento XVI – sendo, inclusive, o primeiro pontífice da era moderna a assumir após uma renúncia.
Antes de sua trajetória religiosa, Bergoglio formou-se em ciências químicas e lecionou literatura. Filho de imigrantes italianos, optou mais tarde por se dedicar inteiramente à vida e aos estudos eclesiásticos.
Sua postura acolhedora, jovial e aberta ao diálogo marcou seu papado e o tornou uma figura muito popular entre os fiéis e também entre os cardeais que o elegeram. Francisco conduziu reformas significativas e tentou aproximar ainda mais a Igreja das pessoas, principalmente nos momentos mais delicados da instituição.
Deixe seu comentário