logo RCN
Impostos

Garanta seu desconto no IPTU

  • Foto: Guilherme Detoni -

Pagando o imposto neste mês você garante ainda um bom desconto no valor total a ser pago

Não é de hoje que todos sabem que o Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) desempenha um papel importante para a comunidade local e para o governo municipal. O IPTU é uma das principais fontes de receita para o município, financiando diversos serviços e ações em prol do desenvolvimento local e social.


O município de Pinhalzinho oferece várias modalidades de pagamento, bem como, opções de descontos muito atrativos. Pensando em entender melhor sobre os benefícios, o jornal Imprensa do Povo conversou com o secretário de Fazenda do município, Wanderlei Borba, que explicou um pouco sobre os descontos e como garanti-los no pagamento do imposto.


Segundo o gestor de Finanças, o município de Pinhalzinho, por meio de sua estratégia tributária e calendário de pagamento de impostos, tem programado para o dia 15 de maio o vencimento da cota do IPTU, com um desconto de 10% para aqueles que optarem por este sistema. Conforme Wanderlei, em Pinhalzinho, 15% do IPTU é revertido em saúde e 25% em educação, enquanto o restante dos recursos é realocado para o reperfilamento asfáltico de ruas na área urbana.


“Este é um investimento exclusivamente municipal, sem distribuição para o estado ou União, garantindo que 100% dos recursos sejam aplicados em nosso município. A população de Pinhalzinho sempre reconheceu a qualidade dos investimentos na comunidade, tanto que no ano passado mais de 85% efetuaram o pagamento do IPTU pontualmente”, enalteceu o secretário. “A opção de pagamento à vista está disponível até o dia 15 de maio. Para tanto, convidamos a comunidade pinhalense a efetuar seus pagamentos, impostos e encargos até esta data”, argumentou.


Por fim, Borba destacou que a guia do IPTU pode ser obtida no site oficial do município (pinhalzinho.atende.net), presencialmente no balcão do setor de tributos da prefeitura ou através do aplicativo. “Este é mais um serviço do município, do setor de tributos, em prol da nossa comunidade, pautado pela excelência nas ações”, completou Wanderlei.


A estratégia de reperfilagem asfáltica, utilizando os recursos provenientes do IPTU, em Pinhalzinho, é um exemplo notável de como os fundos municipais podem ser direcionados de forma inteligente para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos residentes. Uma das propostas de governo foi dar acesso a todos os bairros e loteamentos. O critério utilizado pelo prefeito Cena é aquele que cede o asfalto primeiramente àqueles que pagam o IPTU há mais tempo no município.


Como já divulgado em um caderno especial veiculado recentemente, atualmente, levando em conta as obras de asfaltamento de 2024, o município já entregou 376.193,39 m² de reperfilagem asfáltica.


Todas essas melhorias só foram possíveis graças ao imposto, que além de angariar fundos exclusivos para o município, serve como um instrumento para promover um desenvolvimento urbano sustentável, redistribuindo renda e justiça social de forma progressiva, estimulando a regularização imobiliária e promovendo a transparência e a prestação de contas, uma vez que o IPTU é um imposto visível e de fácil compreensão para todos os contribuintes.

Publicado por Guilherme Detoni

Publicado por Guilherme Detoni

reportagemdetoni@gmail.com

Santa Catarina envia equipes técnicas ao Rio Grande do Sul para auxiliar no enfrentamento das fortes chuvas Anterior

Santa Catarina envia equipes técnicas ao Rio Grande do Sul para auxiliar no enfrentamento das fortes chuvas

Pinhalense conta como foi sua luta contra a dengue Próximo

Pinhalense conta como foi sua luta contra a dengue

Deixe seu comentário