logo RCN
Educação

Mais de 280 mil estudantes da rede estadual de ensino receberam informativos sobre a dengue

  • Foto: Marco Favero / SECOM -

O governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Educação, está alertando sobre o aumento dos casos de dengue em 2024. Mais de 280 mil estudantes receberam informações sobre a doença, visando conscientizar suas famílias. É enfatizada a importância da prevenção através da eliminação de locais que acumulem água. Estudantes compartilham experiências pessoais e destacam a necessidade de cuidados preventivos.

Com o aumento de 390% de casos de Dengue em SC no ano de 2024 em comparação a 2023, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, tem auxiliado no alerta sobre a dengue. Mais de 280 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino receberam informativos sobre o vírus. Crianças e adolescentes de todas as regiões do estado levaram um bilhete importante na agenda, numa iniciativa que busca conscientizar as famílias sobre a importância de combater o mosquito transmissor da doença.

Diante de todo esse cenário, a prevenção da dengue depende de uma ação conjunta. Manter os cuidados básicos, eliminando os locais que possam acumular água, ainda é a melhor maneira de prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Descartar corretamente o lixo, manter piscinas e calhas limpas, não acumular entulho, são atitudes que precisam virar rotina, e com essas orientações, crianças e adolescentes irão realizar a prevenção junto a seus familiares e amigos.

“A nossa garotada também vai nos ajudar. É um esforço de todos os catarinenses. Estamos enfrentando esse mosquito e vamos superar mais esse momento difícil. Santa Catarina é guerreira”, comenta o governador Jorginho Mello.

“O governo de Santa Catarina está unindo esforços para cuidar da saúde de todos. É preciso que a comunidade escolar se mobilize ainda mais, além das ações que já estão sendo realizadas. É fundamental o trabalho de todos”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

O jovem Vitor, que está no 9º ano e é estudante do Instituto Estadual de Educação (IEE), explica a importância de realizar os cuidados e comenta que já foi vítima do vírus da dengue. “Eu já havia pegado dengue uma vez, senti dor atrás dos olhos, febre, fiquei realmente bem ruim. Aí fui e falei com o meu pai, para que tomássemos ainda mais cuidado, não deixando água parada e realizando a prevenção para que o mosquito não se criasse”.

A Stefany que também está no 9º ano e também é estudante do IEE fala dos cuidados que tem com a sua família e que conversa sempre que possível sobre os cuidados com o mosquito. “Eu sempre tento falar o máximo com a minha mãe, para realizarmos os cuidados de não deixar água parada. Na minha casa eu e minha mãe limpamos os nossos vasos de planta para não deixarmos água parada”.


Escrito por:João Eduardo | SECOM


Publicado por Geórgia Cecatto

Publicado por Geórgia Cecatto

Voleibol saudadense é campeão invicto da Copa Santa Catarina em São João Batista Anterior

Voleibol saudadense é campeão invicto da Copa Santa Catarina em São João Batista

Finais do Futevôlei aconteceram no sábado (30) em Nova Erechim Próximo

Finais do Futevôlei aconteceram no sábado (30) em Nova Erechim

Deixe seu comentário