| Serra Alta abre inscrições para auxílio financeiro a estudantes da área agrícola
Alunos da EEB Vendelino Junges visitam jornal Imprensa do Povo
-
Imprensa do Povo/EEB Vendelino Junges -
Os estudantes visavam entender melhor o processo de apuração e produção jornalística
Com a vinda do novo ensino médio várias coisas mudaram. A questão dos Componentes Curriculares Eletivos se tornou comum e um novo desafio aos estudantes e aos profissionais da educação. Visando o aprimoramento do conteúdo visto em sala de aula, estudantes da Escola de Educação Básica Vendelino Junges estiveram visitando a redação do jornal Imprensa do Povo na última quarta-feira (03), com o objetivo de conhecer o processo de apuração e produção jornalística, acompanhando o dia a dia do veículo de comunicação. A equipe de jornalismo apresentou todas as ferramentas e instrumentos necessários para a apuração, filmagem, cobertura e produção, bem como explicou a diferença entre os diferentes gêneros textuais.
A atividade faz parte de um componente eletivo, as “Práticas de Linguagem no Campo Jornalítico-Midiático”. Esse componente, segundo o portfólio de educadores, contempla os interesses dos jovens na expansão dos conhecimentos acerca do jornalismo, promovendo a leitura, a reflexão e a produção textual, com foco na investigação e compreensão de impactos, em termos de fake news e pós verdade. A disciplina também desenvolve o pensamento crítico e insere os estudantes em meio a discussões de temas contemporâneos e relevantes.
Os jovens puderam compreender as características da área, as questões éticas, morais e legais envolvidas e a responsabilidade de um profissional do jornalismo. O momento foi de extrema importância em termos de compreender a essência da organização e do cumprimento de prazos para cada atividade.
Após a apresentação realizada pela equipe de jornalismo IMP, um momento foi aberto para questionamentos. Ainda, os alunos puderam conhecer melhor o espaço de produção, bem como, entender o funcionamento dos equipamentos utilizados durante uma cobertura de evento ou ocorrência.
Por fim, a professora responsável, Juliana Nardi agradeceu a disponibilidade da equipe, que se coloca à disposição da comunidade escolar.
“Conhecer o ambiente jornalístico permite uma visão ampla do processo de produção de uma notícia, desde a apuração, até a sua diagramação e arte final, momento em que antecede a publicação e impressão. Temos certeza de que a visita foi muito válida, não somente aos estudantes, mas para nós que pudemos conhecer de perto essa disciplina eletiva. Esperamos poder contribuir mais vezes e nos colocamos a disposição da escola”, ressaltou a equipe do jornal Imprensa do Povo, composta por Simone Biazi (financeiro), Guilherme Detoni (redação), Geórgia Cecatto (jornalismo), Pedro Keil (diagramação e arte final) e Jocimar Borba (direção geral).
Deixe seu comentário