| Serra Alta abre inscrições para auxílio financeiro a estudantes da área agrícola
A extensão de horários busca facilitar o acesso da população à Sala de Vacinas
Há muito tempo sabe-se que, em termos de prevenção contra doenças infecciosas, a vacinação é um recurso que pode reduzir efeitos e salvar muitas vidas, já que estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos necessários no combate às doenças que por ventura o ser humano possa estar exposto. Quando a sociedade se conscientiza e se vacina em massa, as chances da doença em pauta se disseminar reduzem muito, protegendo toda a comunidade.
Pensando nisso, a Sala de Vacinas de Pinhalzinho abriu um dia alternativo de vacinação, o Sábado D, que ocorre amanhã, dia 29 de abril, com o objetivo de facilitar o acesso integral dos pinhalenses à imunização, mesmo àqueles que não conseguem se vacinar em dias úteis, por motivos pessoais ou profissionais. O atendimento será feito no Centro de Especialidades, das 8 horas às 16h30, com agendamento prévio.
Ao longo dos anos, as vacinas erradicaram doenças gravíssimas, a exemplo da poliomielite e varíola. Também foram responsáveis por controlar surtos de infecções como o sarampo, reduzindo, por conseguinte os internamentos e óbitos.
Na contemporaneidade, é possível observar a presença maciça de doenças respiratórias e virais, como a gripe, os resfriados e a COVID-19. Esses problemas de saúde são de fácil transmissão, exigindo cuidados dobrados e hábitos sanitários corretos para reduzir a propagação do causador.
A Secretaria de Saúde de Pinhalzinho recomenda à população que lave as mãos frequentemente, tome bastante água, use lenço ou papel para limpar o nariz, evite aglomerações, mantenha os locais e estabelecimentos abertos e não hesite em tomar as vacinas necessárias, especialmente as voltadas à imunização contra a influenza (gripe) e o coronavírus.
“A gripe e a COVID-19 são doenças que podem se tornarem graves, causando complicações sérias na saúde das pessoas, deixando sequelas e, em alguns casos, levando à óbito. Devido a essa gravidade das doenças é que são aplicadas as vacinas, com o objetivo de minimizar os sintomas e também de evitar as internações”, disse a coordenadora de imunização de Pinhalzinho, Ivani Flesch Dewes.
Os cidadãos que fazem parte dos grupos prioritários, segundo Ivani, devem fazer o agendamento no Centro de Especialidades do município através dos telefones (3366-6665 ou 3366-6664). Somente os pinhalenses portadores de doenças crônicas devem agendar a vacinação na sua Unidade de Saúde (UBS). A Sala de Vacinas exige que a pessoa que irá se imunizar porte o Cartão de Vacinação e o CPF ou Cartão Nacional do SUS.
Confira abaixo os grupos prioritários da campanha de vacinação:
· idosos;
· Crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias;
· Trabalhadores da saúde;
· Gestantes e puérperas;
· Professores e todos os trabalhadores das escolas;
· Profissionais das Forças de Salvamento e Segurança;
· Pessoas com doenças crônicas;
· Pessoas com deficiência permanente;
· Caminhoneiros;
· Trabalhadores do transporte coletivo;
· Funcionários do sistema prisional;
· População privada de liberdade;
· Adolescentes em medida sócio educativa.
A coordenadora da Sala de Imunização, Ivani alertou a população para as notícias falsas que são divulgadas, a respeito dos supostos malefícios que a vacina traz ao ser humano. Ivani lembrou que foi graças à vacinação que a temida varíola foi eliminada e outras doenças como a poliomielite, sarampo, coqueluche e difteria foram quase que totalmente terminadas.
Desse modo, a Prefeitura de Pinhalzinho pede que a comunidade se vacine, uma vez que a imunização é uma maneira de proteção segura e gratuita. Por isso o Sábado D foi aberto, com o objetivo de permitir os cidadãos pinhalenses a tomarem as doses necessárias em um horário alternativo, dispondo acesso gratuito a todos. Faça seu agendamento e vá até o Centro de Especialidades, das 8 horas às 16h30 do próximo sábado (29).
Deixe seu comentário