logo RCN

Amizade: A complexidade que não se explica. Apenas se vive!

  • Imprensa do Povo -

'A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa nem medir o que se diz', George Eliot.

O município de Pinhalzinho, foi reconhecido em 2009 a nível estadual, através da Lei n° 14.998, como a Capital Catarinense da Amizade.

E não existe nada melhor que uma amizade para unir dois corações durante uma vida inteira. Concordam?

No Brasil além do 30 de julho, data oficial, o dia 14 de fevereiro, em uma adaptação ao Valentine's Day (ou Dia de São Valentim), passou a ser utilizado para celebrar o amor entre amigos.

As redes socais na última segunda-feira, estiveram marcadas por mensagens e demonstração de carinho.

Mas até aonde você iria pela sua amiga, pelo seu amigo? A história que vamos contar hoje, é a materialização de como um sentimento verdadeiro pode se tornar a força na luta pela vida.

A professora aposentada Bernardete Carniel, raspou o cabelo em um gesto de sororidade, após sua amiga ter sido diagnosticada com câncer.

O começo da amizade

Foi durante uma viagem realizada no período de férias que as amigas se conheceram. Bernardette e Cleci a partir desse dia, estreitaram cada vez mais seus laços de amizade, alicerçados por horas e mais horas de conversa, na construção da hoje reconhecida como: grande amizade.

O diagnóstico e o apoio a doença

Infelizmente, pouco tempo depois, Cleci foi diagnosticada com câncer de mama. "Então ela teve que fazer todos os procedimentos. E a gente tentava dar força pra ela como sempre", diz.

Bernardette Carniel conta também que estava na faculdade, quando sua amiga mandou uma mensagem dizendo que ela havia iniciado as quimioterapias e que ela estava desesperada porque seu cabelo estava caindo. "Aí eu pensei: Meu Deus o que eu faço para fazer essa minha amiga um pouco feliz? Então eu cheguei em casa e fui direto para o salão, e disse: Eu vou raspar o cabelo também por ela. Depois eu comprei uma flor para ela e fui até a casa dela oferecer a flor. Ela estava com um lenço na cabeça. Ela tirou o lenço e chorou de felicidade. Depois disso, fomos na missa juntas sem o lenço, e ela parecia estar muito bem e feliz. Eu disse a ela que não era vergonha o cabelo cair, porque ele cresceria novamente. Então ela nunca mais usou o lenço. Eu não tinha o que oferecer para ela se sentir melhor, por isso resolvi tomar essa atitude. Pelo amor que sinto por ela", completa.

Amigos compartilham momentos

O Jornal Imprensa do Povo também buscou pelas ruas de Pinhalzinho, exemplos desse sentimento. Na praça central, um grupo de amigas comentou sobre a amizade. "Amizade é um sentimento de confiança e complexidade que um tem pelo outro, é uma dádiva de Deus. Quem tem uma verdadeira amizade sabe que pode compartilhar momentos bons e ruins, porque o verdadeiro amigo é aquele que sabe ouvir e ficar feliz com o sucesso do outro", disseram as amigas Vera Scapin, Nair Gotz e Karine Pagani Bartnick.

Psicóloga aponta os benefícios desses laços afetivos

A psicóloga Keity Santoro pontua que construir laços afetivos e manter boas amizades são, geralmente, sinônimos de alegria e bem-estar para as pessoas. "Todavia, são poucas pessoas que param para pensar na importância de se ter boas amizades e de preservar esses vínculos afetivos", diz. Segundo Keity, esses laços de afetividade beneficiam também a saúde mental. "Em nossa vida, somos cercados de amizades, algumas podem durar a vida inteira, enquanto outras, que imaginávamos ser sólidas, não tiveram muito tempo. Algumas pessoas têm amizades que foram construídas na infância e que duram até hoje, mesmo diante das adversidades e distanciamentos que a vida gerou. Mas, também temos aquelas amizades que construímos a pouco tempo e que tem uma intensidade igual ou maior que as amizades mais longas. Esses são alguns exemplos de relacionamentos saudáveis e fundamentais para a nossa saúde emocional" comenta.

Os efeitos do isolamento social

Keity ainda ressalta que estudos comprovam que o isolamento social pode gerar sérios problemas de saúde e principalmente emocionais. "Além de comprometer a saúde mental, os indivíduos que tendem a ficar isolados por escolhas próprias ou por algum motivo peculiar, têm mais chance de desenvolver complicações de saúde, como doenças do coração, demências, derrame cerebral e morte prematura, além de aumentar a chance de depressão".

A psicóloga diz que é na amizade que as pessoas buscam a proteção, o acolhimento, o acalento, as parcerias e principalmente a força que sustenta ao cair, ou mesmo a mão estendida ao levantar. Especialistas destacam que não basta apenas ter amizades virtuais, mas é de extrema importância se ter amizades sólidas e não superficiais. "É através da amizade que produzimos muito mais os neurotransmissores da oxitocina (liberados através da troca de abraços e do afeto), o qual nos proporciona bons sentimentos e sensação de bem-estar e, da endorfina (liberado através de risos), que diminui a dor, a depressão e aumenta a sensação de felicidade".

Porto de São Francisco do Sul: Exportação de soja aumenta 81% em 2022 Anterior

Porto de São Francisco do Sul: Exportação de soja aumenta 81% em 2022

Sul Brasil irá participar da 6ª Taça Móveis Léo de Futsal Próximo

Sul Brasil irá participar da 6ª Taça Móveis Léo de Futsal

Deixe seu comentário