| Começou o ano letivo na rede estadual e municipal em todo estado de SC
Apae desenvolve ações na Semana da Autodefensoria
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/550383/file/desktop/15635377949541.jpg?1670971305)
-
Divulgação -
Semana da Autodefensoria ocorreu de 07 a 12 de julho, com o tema 'Um olhar além dos olhos'
A Apae de Pinhalzinho realizou diversas atividades na Semana da Autodefensoria, que ocorreu de 07 a 12 de julho, com o tema 'Um olhar além dos olhos'.
A autodefensoria é um movimento dentro das Apaes, que visa abrir espaço para participação dos alunos, motivando a se manifestarem sobre assuntos que diz respeito aos seus interesses, para sua autonomia. Serem protagonista da sua história.
Durante a semana, a programação foi o seguinte: domingo (07) - distribuição de panfletos sobre prevenção; segunda-feira (08) - encontro com autos defensores locais com demais educandas e educandos da escola, e entrevista falada sobre a Semana da Autodefensoria; terça-feira (09) - Exposição do projeto 'Um olhar além dos olhos' e danças circulares; quarta-feira (10) - Dia do Talento, música e teatro com envolvimento da família e amigos; quinta-feira (11) - pregação religiosa para cuidarmos da nossa vida espiritual; sexta-feira (12) - baile e mateada um momento de lazer e interação entre amigos e colegas, cultivando a amizade.
Conforme a coordenadora local da autodefensoria, Sônia Weber e a coordenadora regional Roseli Pott, que é de Pinhalzinho, o objetivo das atividades na Semana da Autodefensoria foi levar os educandos a refletirem e dar voz e vez aos deficientes intelectuais.
Os autodefensores locais de Pinhalzinho, Fernando Zwirtes e Franciela Fank também são autodefensores regionais, os suplentes locais são Ternisia Karling e Eliseu Oliveira Jesus. A função dos mesmos é ser porta voz dos demais colegas, através de reflexões e consciência dos seus direitos e deveres.
Franciela fala sobre o tema 'Um olhar além dos olhos', que conforme ela significa olhar a pessoa, olhar a deficiência sem debochar, sem fazer bullying com ninguém e respeitar a pessoa como ela é.
As coordenadoras da autodefensoria ressaltam que ações são desenvolvidas durante o ano todo referente a autodefensoria. No primeiro semestre, foi desenvolvido o projeto municipal 'Saúde Na Escola', com os temas: combate ao mosquito da Dengue, prevenção ao uso de tabaco, álcool e drogas, promoção da cultura e paz, prevenção de acidentes domésticos.
Neste segundo semestre os autodefensores locais participarão do Seminário Estadual de Autodefensoria que acontecerá no dia 20 de agosto, em Florianópolis. Também ocorre neste segundo semestre a eleição para autodefensores locais.
Deixe seu comentário