| Escolinha Esportiva de Modelo abre inscrições para novas turmas
Aparelho ortodôntico: por que usa-los?
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/563172/file/desktop/15822859471860.jpg?1670997224)
-
Imprensa do Povo -
Dentista Lino C. Garbo, especialista em Ortodontia, fala sobre a utilização do aparelho ortodôntico é o alinhamento dos dentes
O objetivo da utilização do aparelho ortodôntico é o alinhamento dos dentes. Mas ao contrário do que todos pensam, além do benefício estético, a principal razão do uso é proporcionar a função mastigatória efetiva.
"Qualquer pessoa que tenha esse tipo de problema em sua arcada dentária, pode fazer o uso do aparelho ortodôntico, desde o alinhamento dentário, até para fins pré protético, exemplos práticos, são os dentes separados, dentes apinhados (acavalados), mordidas cruzadas, mordidas abertas, esses são alguns dos problemas que mais acontecem, desde crianças, até pacientes da terceira idade", explica o dentista Lino C. Garbo, especialista em Ortodontia.
Ele menciona ainda sobre os tipos de aparelhos. "Existem dois tipos de aparelho, o móvel e o fixo, ou seja, o móvel é o ortopédico e o fixo corretivo. O ortopédico, também chamado de aparelho móvel é utilizado para realizar alterações nas estruturas ósseas dos pacientes, geralmente usada em crianças. O corretivo, também chamado de fixo, é utilizado somente para a correção dentária, não mais nos ossos", ressalta.
Já sobre a escolha do aparelho ortodôntico, o dentista aponta que depende do problema que o paciente tem, da idade do paciente. Em crianças pode ser usado o aparelho ortopédico associado ao aparelho fixo, já em adultos usa-se somente aparelhos fixos, por não ter mais crescimento ósseo.
Vale destacar que a Ortodontia vem se reinventando e evoluindo ao longo dos anos, permitindo cada vez mais conforto, estética e rapidez no tratamento ortodôntico. "Quando os estéticos surgiram, eram de polietileno, com o passar dos anos surgiu o aparelho estético de safira, totalmente translucido, sendo os mais imperceptível que existe no mercado. Antigamente, os de polietileno manchavam os dentes, amarelando, algo que já evoluiu muito nos últimos anos", finaliza.
O dentista Lino C. Garbo, especialista em Ortodontia, atua juntamente com o dentista Elker Devens, especialista em Implantes. O Consultório Odontológico trabalha com lentes de contato, próteses totais e pontes moveis, cirurgias de sisos, clareamento e tratamento de canal.
Deixe seu comentário