| Coral “Cantando a Vida” abre inscrições para novos membros em Sul Brasil
Após atentado em Saudades, municípios debatem segurança nas escolas
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/563094/file/desktop/16210050402880.jpg?1670997039)
Medo e insegurança tomaram conta dos pais que tem filhos em idade escolar após a tragédia ocorrida no município de Saudades na terça-feira (4), onde três crianças e duas agentes educativas morreram ao serem atacadas por um jovem de 18 anos que invadiu a creche Pró-Infância Aquarela. A situação levou os municípios da região a debaterem sobre segurança nas creches e escolas.
Na manhã desta terça-feira (11), prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rodoviária - Cidir Pinhalzinho estiveram na Prefeitura de Pinhalzinho para uma reunião. Além dos assuntos em pauta, os líderes do executivo regional manifestaram apoio ao município de Saudades pela tragédia.
Conforme o prefeito de Pinhalzinho, Mario Afonso Woitexem, é de comum consenso que as creches e escolas de Saudades e região oferecem segurança aos alunos dentro do que se espera de um ambiente escolar e que há pontos que podem ser melhorados. "Porém, temos plena certeza de que essa tragédia não seria nenhum dispositivo de segurança, vigilante ou muro alto que impediria, isso é um ato trágico, uma pessoa doente que nada seguraria", declarou.
Para que tragédias como essa sejam evitadas no futuro, o prefeito de Pinhalzinho, Mario Afonso Woitexem, afirmou que é preciso que haja diálogo entre as famílias dentro de casa. "É claro que temos que manter a segurança que damos nas escolas, mas não podemos transformar as escolas em presídios, colocar grades nas salas de aula e trancar as crianças. Cada família precisa se voltar para dentro de si e discutir os problemas que tem dentro de casa, porque são esses problemas que estão indo para as ruas e ocasionando isso", disse.
Modelo
No município de Modelo estiveram reunidos o prefeito Dirceu Silveira, o secretário de Administração Cleber Eberhardt e a diretora de Educação Márcia Jane Rucks. No encontro foram tratadas algumas providências que serão tomadas para aumentar a segurança nos educandários do município, tendo em vista que muitos pais estão preocupados e inseguros depois do acontecido e vem questionando o governo municipal.
Dirceu colocou que uma das prioridades no momento é aumentar a segurança das escolas e as primeiras medidas a serem tomadas são referentes a instalação de portões eletrônicos com interfone, além de serem realizadas melhorias nos muros e nas cercas e telas de proteção. Também será realizada uma conversa com os pais dos alunos sobre esta questão para, juntos, discutirem mais algumas medidas de segurança, buscando sempre a prevenção.
Sul Brasil
Em Sul Brasil, providências já estão sendo tomadas para o aumento da segurança com a instalação de portões eletrônicos, interfones com vídeo, além de estar melhorando os muros dos educandários, sendo do Centro Municipal de Educação Infantil Aprender Brincando, Núcleo Escolar Paulo Freire e Núcleo Escolar São João Bosco.
O secretário de Educação do município, Adilton Pietro Biasi, destaca que a segurança dos alunos é de grande preocupação, bem como o prefeito Maurílio Ostroski está atento para que a segurança nas escolas seja efetiva, fazendo com que os pais possam deixar seus filhos nas mesmas e ficarem tranquilos pois estão sendo bem cuidados.
Serra Alta
O prefeito de Serra Alta, Rafael Marin, se reuniu com secretário de Administração Marcondes Muller a fim de encontrar alternativas para isso. Também preocupado com o atentado que aconteceu, se pronunciou ainda na semana passada e está buscando dar mais segurança aos alunos da rede municipal de ensino e levar tranquilidade aos pais.
Conforme Rafael, após contato com a Polícia Militar do município, rondas serão realizadas com mais frequência e a administração já está em busca de empresas para a instalação de portões eletrônicos com interfone e videomonitoramento. "A população serraltense pode ficar tranquila, pois estamos tomando todas as medidas possíveis para dar mais segurança aos nossos alunos nas escolas e tranquilidade aos pais", destaca o prefeito.
Nova Erechim
Nova Erechim já apresenta ações de segurança nas escolas. A secretária de Educação, Cultura e Esportes Guerty Carla Bassani destaca que todos os servidores lotados nas escolas foram orientados a redobrar a atenção e os cuidados com os protocolos de segurança, como o fechamento de portas e portões e a verificação da identidade das pessoas que se dirigem às instituições de ensino.
"Além disso, nossas escolas contam com portões de acesso principal contendo trava de segurança, além de portas e portões em todos os acessos, que devem ficar trancados exceto em horário de entrada e saída de alunos, momento em que os profissionais da educação realizam o acompanhamento dos protocolos atentamente", explicou a secretária.
Águas Frias
A equipe da Secretaria de Educação de Águas Frias está estudando ações para serem realizadas. Inicialmente ocorreu uma conversa com professores da área municipal e o policiamento do município. Após isso, vai ser realizada uma ação nas salas de aula juntamente com os alunos. A equipe redobrou a atenção, deixando o ambiente escolar fechado e tomando cuidado com o trânsito de pessoas dentro da escola.
Bom Jesus do Oeste
O governo municipal de Bom Jesus do Oeste, através da Secretaria de Educação, está preocupado com a segurança das escolas do município. Com o objetivo de garantir maior segurança, foi instalado, na segunda-feira (10), interfone no Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho.
O prefeito Airton Antônio Reinehr colocou que umas das prioridades no momento é aumentar a segurança. Salientou, ainda, que o projeto que viabiliza a construção de muros e cerca de proteção na escola municipal Professor Albano Borre já está em andamento desde o mês de março. Além disso, também está sendo avaliado a possibilidade da disponibilização de um guarda para auxiliar nos estabelecimentos do ensino do município, trazendo, assim, mais tranquilidade e segurança aos pais ao deixarem seus filhos na escola.
A secretária de Educação Adriane Baumbach destaca que a segurança dos alunos é de grande preocupação para o município, sendo que medidas já foram adotadas para deixar o ambiente escolar mais seguro.
Nova Itaberaba
Em Nova Itaberaba, o prefeito Ivanir José Possebon realizou uma reunião com a Secretaria de Educação e também com as coordenadoras das escolas da rede municipal. O objetivo é estudar em conjunto formas eficazes de oferecer maior segurança nas escolas. O prefeito fará um estudo de cada estrutura física para executar as ações de acordo com a realidade de cada escola.
Deixe seu comentário