logo RCN

Após atentado em Saudades, municípios debatem segurança nas escolas

Medo e insegurança tomaram conta dos pais que tem filhos em idade escolar após a tragédia ocorrida no município de Saudades na terça-feira (4), onde três crianças e duas agentes educativas morreram ao serem atacadas por um jovem de 18 anos que invadiu a creche Pró-Infância Aquarela. A situação levou os municípios da região a debaterem sobre segurança nas creches e escolas.

Na manhã desta terça-feira (11), prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rodoviária - Cidir Pinhalzinho estiveram na Prefeitura de Pinhalzinho para uma reunião. Além dos assuntos em pauta, os líderes do executivo regional manifestaram apoio ao município de Saudades pela tragédia.

Conforme o prefeito de Pinhalzinho, Mario Afonso Woitexem, é de comum consenso que as creches e escolas de Saudades e região oferecem segurança aos alunos dentro do que se espera de um ambiente escolar e que há pontos que podem ser melhorados. "Porém, temos plena certeza de que essa tragédia não seria nenhum dispositivo de segurança, vigilante ou muro alto que impediria, isso é um ato trágico, uma pessoa doente que nada seguraria", declarou.

Para que tragédias como essa sejam evitadas no futuro, o prefeito de Pinhalzinho, Mario Afonso Woitexem, afirmou que é preciso que haja diálogo entre as famílias dentro de casa. "É claro que temos que manter a segurança que damos nas escolas, mas não podemos transformar as escolas em presídios, colocar grades nas salas de aula e trancar as crianças. Cada família precisa se voltar para dentro de si e discutir os problemas que tem dentro de casa, porque são esses problemas que estão indo para as ruas e ocasionando isso", disse.


Modelo

No município de Modelo estiveram reunidos o prefeito Dirceu Silveira, o secretário de Administração Cleber Eberhardt e a diretora de Educação Márcia Jane Rucks. No encontro foram tratadas algumas providências que serão tomadas para aumentar a segurança nos educandários do município, tendo em vista que muitos pais estão preocupados e inseguros depois do acontecido e vem questionando o governo municipal.

Dirceu colocou que uma das prioridades no momento é aumentar a segurança das escolas e as primeiras medidas a serem tomadas são referentes a instalação de portões eletrônicos com interfone, além de serem realizadas melhorias nos muros e nas cercas e telas de proteção. Também será realizada uma conversa com os pais dos alunos sobre esta questão para, juntos, discutirem mais algumas medidas de segurança, buscando sempre a prevenção.


Sul Brasil

Em Sul Brasil, providências já estão sendo tomadas para o aumento da segurança com a instalação de portões eletrônicos, interfones com vídeo, além de estar melhorando os muros dos educandários, sendo do Centro Municipal de Educação Infantil Aprender Brincando, Núcleo Escolar Paulo Freire e Núcleo Escolar São João Bosco.

O secretário de Educação do município, Adilton Pietro Biasi, destaca que a segurança dos alunos é de grande preocupação, bem como o prefeito Maurílio Ostroski está atento para que a segurança nas escolas seja efetiva, fazendo com que os pais possam deixar seus filhos nas mesmas e ficarem tranquilos pois estão sendo bem cuidados.


Serra Alta

O prefeito de Serra Alta, Rafael Marin, se reuniu com secretário de Administração Marcondes Muller a fim de encontrar alternativas para isso. Também preocupado com o atentado que aconteceu, se pronunciou ainda na semana passada e está buscando dar mais segurança aos alunos da rede municipal de ensino e levar tranquilidade aos pais.

Conforme Rafael, após contato com a Polícia Militar do município, rondas serão realizadas com mais frequência e a administração já está em busca de empresas para a instalação de portões eletrônicos com interfone e videomonitoramento. "A população serraltense pode ficar tranquila, pois estamos tomando todas as medidas possíveis para dar mais segurança aos nossos alunos nas escolas e tranquilidade aos pais", destaca o prefeito.


Nova Erechim

Nova Erechim já apresenta ações de segurança nas escolas. A secretária de Educação, Cultura e Esportes Guerty Carla Bassani destaca que todos os servidores lotados nas escolas foram orientados a redobrar a atenção e os cuidados com os protocolos de segurança, como o fechamento de portas e portões e a verificação da identidade das pessoas que se dirigem às instituições de ensino.

"Além disso, nossas escolas contam com portões de acesso principal contendo trava de segurança, além de portas e portões em todos os acessos, que devem ficar trancados exceto em horário de entrada e saída de alunos, momento em que os profissionais da educação realizam o acompanhamento dos protocolos atentamente", explicou a secretária.


Águas Frias

A equipe da Secretaria de Educação de Águas Frias está estudando ações para serem realizadas. Inicialmente ocorreu uma conversa com professores da área municipal e o policiamento do município. Após isso, vai ser realizada uma ação nas salas de aula juntamente com os alunos. A equipe redobrou a atenção, deixando o ambiente escolar fechado e tomando cuidado com o trânsito de pessoas dentro da escola.


Bom Jesus do Oeste

O governo municipal de Bom Jesus do Oeste, através da Secretaria de Educação, está preocupado com a segurança das escolas do município. Com o objetivo de garantir maior segurança, foi instalado, na segunda-feira (10), interfone no Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho.

O prefeito Airton Antônio Reinehr colocou que umas das prioridades no momento é aumentar a segurança. Salientou, ainda, que o projeto que viabiliza a construção de muros e cerca de proteção na escola municipal Professor Albano Borre já está em andamento desde o mês de março. Além disso, também está sendo avaliado a possibilidade da disponibilização de um guarda para auxiliar nos estabelecimentos do ensino do município, trazendo, assim, mais tranquilidade e segurança aos pais ao deixarem seus filhos na escola.

A secretária de Educação Adriane Baumbach destaca que a segurança dos alunos é de grande preocupação para o município, sendo que medidas já foram adotadas para deixar o ambiente escolar mais seguro.


Nova Itaberaba

Em Nova Itaberaba, o prefeito Ivanir José Possebon realizou uma reunião com a Secretaria de Educação e também com as coordenadoras das escolas da rede municipal. O objetivo é estudar em conjunto formas eficazes de oferecer maior segurança nas escolas. O prefeito fará um estudo de cada estrutura física para executar as ações de acordo com a realidade de cada escola.


Falece ex-governador e ex-senador Casildo Maldaner Anterior

Falece ex-governador e ex-senador Casildo Maldaner

Governo do Estado oferece linhas de crédito especiais para minimizar os efeitos da estiagem no meio rural Próximo

Governo do Estado oferece linhas de crédito especiais para minimizar os efeitos da estiagem no meio rural

Deixe seu comentário