| Serra Alta abre inscrições para auxílio financeiro a estudantes da área agrícola
Confira:
Amanhã, dia 06 de maio, a Prefeitura de Pinhalzinho, por meio da Secretaria de Saúde e Sala de Vacinas realiza mais uma extensão de horários para a vacinação, com o objetivo de promover uma certa flexibilidade para com os horários, já que muitas pessoas não conseguem se imunizar em dias de semana, por questões pessoais ou profissionais.
A vacinação é um recurso que pode reduzir efeitos e salvar muitas vidas, já que estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos necessários no combate às doenças que por ventura o ser humano possa estar exposto.
Pensando nisso que a Sala de Vacinas de Pinhalzinho abriu esse dia alternativo de vacinação, facilitando o acesso integral dos pinhalenses à imunização, mesmo àqueles que não conseguem se vacinar em dias úteis. O atendimento será feito no Centro de Especialidades, das 8 horas às 16h30, com agendamento prévio.
Na semana passada, a coordenadora de imunização de Pinhalzinho, Ivani Flesch Dewes enfatizou as doenças respiratórias, que têm sido comuns nos últimos dias, afetando vários habitantes da região. Segundo Ivani, a gripe e a COVID-19 por exemplo, são doenças que podem se tornarem graves, causando complicações sérias à saúde pública, deixando sequelas e, em alguns casos, levando à óbito. A vacinação então, é capaz de minimizar esses efeitos negativos.
Os cidadãos que fazem parte dos grupos prioritários, segundo Ivani, devem fazer o agendamento no Centro de Especialidades do município através dos telefones (3366-6665 ou 3366-6664). Somente os pinhalenses portadores de doenças crônicas devem agendar a vacinação na sua Unidade de Saúde (UBS). A Sala de Vacinas exige que a pessoa que irá se imunizar porte o Cartão de Vacinação e o CPF ou Cartão Nacional do SUS.
Confira abaixo os grupos prioritários da campanha de vacinação:
· idosos;
· Crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias;
· Trabalhadores da saúde;
· Gestantes e puérperas;
· Professores e todos os trabalhadores das escolas;
· Profissionais das Forças de Salvamento e Segurança;
· Pessoas com doenças crônicas;
· Pessoas com deficiência permanente;
· Caminhoneiros;
· Trabalhadores do transporte coletivo;
· Funcionários do sistema prisional;
· População privada de liberdade;
· Adolescentes em medida sócio educativa.
A vacinação, há anos se consolida como uma medida segura e eficaz de tratamento e prevenção, sendo um dos pilares mais importantes da saúde global. Além de impedir o surgimento de epidemias, a vacina é capaz de proteger pessoas, assegurar vulneráveis que não podem se vacinar e acima de tudo, salvar vidas.
Deixe seu comentário