logo RCN
Saúde

AUMENTO DE CASOS DE SÍFILIS SEGUE A TODO O VAPOR

  • Divulgação -

O município de Pinhalzinho vem apresentando dados alarmantes sobre casos de sífilis.

   Você sabe o que é sífilis? A coordenadora da vigilância epidemiológica e enfermeira, Ivanete Rauber Althaus explica que a sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação e o parto.

Os principais sinais e sintomas variam conforme os diferentes estágios:

Sífilis primária: Ferida indolor, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio.

Sífilis Secundária Podem ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, febre, mal-estar, dor de cabeça.

Sífilis latente – fase assintomática - Não aparecem sinais ou sintomas. É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia.

Sífilis terciária - Pode surgir de dois a 40 anos depois do início da infecção. Costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis. O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nos serviços de saúde do SUS.

Em caso de gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível, visando evitar a transmissão vertical. (mãe para o feto ). Daí a importância do Pré-Natal iniciado ainda no primeiro trimestre da gestação.

O município de Pinhalzinho vem apresentando aumento assustador conforme a tabela abaixo:

Ano

SÍFILIS não especificada

SÍFILIS em gestante

SÍFILIS congênita

2020

15

02

01

2021

22

03

0

2022

40

07

02

2023*

27

03

0

*Até 31/06/2023.

Lembramos que estes números representas apenas a “ponta do Iceberg” se aumentarem as testagens, teremos um número ainda maior.

Diante disso, é importante que se debata o tema nas famílias e grupos específicos, afim de sensibilizar as pessoas sobre a importância do uso do preservativo nas relações sexuais e necessidade de fazer o teste, para os que tiveram exposição sexual sem preservativo.

Os testes e o tratamento estão disponíveis de forma gratuita em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.


IVANETE RAUBER ALTHAUS

VIGILANCIA EPIDEMIOLÓGICA - PINHALZINHO

Por Geórgia Cecatto, jornal Imprensa do Povo

Por Geórgia Cecatto, jornal Imprensa do Povo

Produção de frutas cítricas se consolida na economia do Oeste Catarinense Anterior

Produção de frutas cítricas se consolida na economia do Oeste Catarinense

Roda de conversa sobre Antonieta de Barros aborda jornalismo e literatura Próximo

Roda de conversa sobre Antonieta de Barros aborda jornalismo e literatura

Deixe seu comentário