| Professores de Sul Brasil iniciam ano letivo com capacitação especializada
Campanha de vacinação encerra dia 1º de junho
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/551631/file/desktop/15272586986060.jpg?1670972244)
-
Divulgação -
As pessoas a serem vacinadas contra a gripe deverão fazer parte dos grupos prioritários
Campanha de vacinação contra a influenza encerra dia 1º de junho. As pessoas a serem vacinadas contra a gripe deverão fazer parte dos grupos prioritários.
De acordo com a enfermeira coordenadora da Sala de Vacinas, Ivani Flesch Dewes, foram vacinadas cerca de 3.400 pessoas. "A busca continua grande, principalmente no período da tarde. A maioria dos vacinados, fazem parte do grupo dos idosos, pois estes já estão acostumados com a campanha, que é realizada há 20 anos, vacinando justamente idosos", ressalta.
A enfermeira faz um chamado aos pais, que ainda não levaram os filhos menores de cinco anos a vacinar. "Estamos com uma média de 70% destas crianças vacinadas, mas ainda temos cerca de 300 crianças que deveriam vir para receber a sua dose. Então, é um chamado especial aos pais que ainda não trouxeram seus filhos. Sabemos que os grupos que tem maior risco, de ter contrair a gripe de forma grave e que pode levar a pneumonia, são as crianças, idosos e gestantes", diz Ivani.
Ela acrescenta ainda, que com o frio, as famílias acabam mantendo as casas mais fechadas, o que faz com que se alguma pessoa estiver com o vírus da gripe é mais fácil transmitir para outras pessoas. "O período em que a pessoas faz a vacina, até que ele fica protegida leva uma média de 10 a 15 dias, então é necessário fazer a vacina logo, pois as chances de transmitir a doença são maiores do que nos dias anteriores que a temperatura estava mais elevada", aponta.
O secretário de Saúde, Elmo Zanchet, salienta que a gripe, para ser curada, gastasse mais do que o valor de uma vacina, além do desconforto que a pessoas passa. "Por isso pedimos, que as pessoas que pertencem aos grupos prioritários, que ainda não foram receber a dose, compareçam na Sala de Vacinas até o dia 1º de junho. A partir dali, se sobrar vacinas e se conseguirmos mais doses, como ocorreu no ano passado, vamos comunicar e as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários poderão fazer a vacina", afirma Zanchet.
A vacinação é realizada na Sala de Vacinas, no Centro de Especialidades, no Bairro Nova Divinéia nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira de manhã 7h30 às 11h e tarde 13h às 16h30.
Deixe seu comentário