logo RCN

CCJ analisa pedido de credenciamento de comissão emancipacionista

  • Google Maps - Distrito de Juvêncio pertence ao município de Saudades, mas comissão quer incorporá-lo a Pinhalzinho

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa vai analisar o pedido de credenciamento de uma comissão visando ao desmembramento do distrito de Juvêncio, no município de Saudades, e sua incorporação a Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina. O pedido consta em um despacho assinado pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), publicado no Diário Oficial do Legislativo na quinta-feira (29).

No despacho, Nadal pede que a CCJ analise o requerimento para credenciamento da comissão emancipacionista com vistas ao desmembramento do distrito, situado às margens da BR-282. O credenciamento é uma das exigências da Lei Complementar Estadual 135/1995, que dispõe sobre a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios.

O desmembramento, conforme a lei, consiste na separação de parte de um município para anexar-se a outro ou para a criação de um novo município. No caso do distrito de Juvêncio, o objetivo da comissão é a anexação à vizinha Pinhalzinho. A argumentação principal é que Juvêncio está geograficamente mais próxima de Pinhalzinho do que de Saudades.

Em dezembro de 2019, a Câmara Municipal de Pinhalzinho, em sua página oficial na internet, noticiou a presença dos líderes da comissão emancipacionista na sessão ordinária. Na ocasião, um dos líderes do grupo informou aos vereadores de Pinhalzinho que mais de 94% dos moradores de Juvêncio haviam aderido ao abaixo-assinado pela incorporação do distrito.

Conforme a Lei Complementar 135/1995, o desmembramento de área de um município com vistas à incorporação a outro só ocorrerá com autorização da Assembleia Legislativa, com a manifestação favorável dos prefeitos e das câmaras de vereadores dos municípios envolvidos, e com a realização de um plebiscito. Antes disso, no entanto, o presidente da Alesc deve credenciar a comissão emancipacionista, para que o grupo possa dar sequência ao processo.

Governo do Estado propõe auxílio emergencial para amenizar efeitos da pandemia Anterior

Governo do Estado propõe auxílio emergencial para amenizar efeitos da pandemia

Novas leis sancionadas: portal da transparência escolar, estímulo à doação de sangue e combate à violência doméstica Próximo

Novas leis sancionadas: portal da transparência escolar, estímulo à doação de sangue e combate à violência doméstica

Deixe seu comentário