logo RCN
Esporte

Chapecoense chega aos 50 anos com trajetória de paixão e conquistas

  • Foto: Arquivo/Chapecoense/ND -

Nesta quarta-feira (10) o Verdão chega aos 50 anos com uma trajetória repleta de conquistas, muita paixão e uma história que encanta os apaixonados pelo futebol A Associação Chapecoense de Futebol foi fundada em 10 de maio de 1973 em Chapecó, na Capital do Oeste de Santa Catarina. Nesta quarta-feira (10) o Verdão chega aos 50 anos com uma trajetória repleta de conquistas, muita paixão e uma história que encanta os apaixonados pelo futebol.

Com o desejo por futebol, para ir além, alguns apaixonados decidiram se reunir para criar um time de futebol profissional na cidade. Sempre com apoio dos chapecoenses, o clube pode prosperar ao longo dos anos e chegar a lugares inimagináveis para uma equipe do interior catarinense.

Após anos de muitas lutas, o trabalho e dedicação resultou em títulos. São sete conquistas no Campeonato Catarinense, nos anos de 1977, 1996, 2007, 2011, 2016, 2017 e 2020. Em 2006 a equipe foi Campeã da Copa Santa Catarina.

Em 2009 a Chapecoense se classificou para a série D do Campeonato Brasileiro de Futebol e no mesmo ano, obteve o acesso à Série C, competição que passou a disputar a partir de 2010.

No ano de 2012 a Chape se classificou para a semifinal da Série C e conquistou o direito de disputar a Série B em 2013, fato inédito na história do clube.

De maneira surpreendente, o Verdão garantiu o acesso para a elite do futebol brasileiro em 2014. Com a experiência adquirida em 2015, a Chapecoense ingressou num inédito desafio: a Copa Sul-Americana. Na competição, chegou as quartas de finais, mas foi eliminada pelo River Plate, da Argentina.

No embalo das histórias escritas no ano anterior, 2016 iniciou de forma inspiradora. Após conquistar o turno do estadual de forma invicta, a Chapecoense chegou à final contra o Joinville e conquistou mais uma estrela.

Em agosto daquele importante ano, o Verdão iniciou a caminhada na segunda participação na Sul-Americana. A Chape, com seu carisma, era o Brasil na final da Sul-Americana e levava consigo uma legião de torcedores, aficionados, simpatizantes e apaixonados.

Na noite de 29 de novembro, a viagem para a Colômbia, na primeira partida da grande final contra o Atlético Nacional, de Medellin, foi interrompida. O avião que transportava o time, a comissão técnica, os dirigentes, jornalistas e convidados caiu, vitimando 77 passageiros e tripulantes, 71 fatalmente.

Para manter o legado dos que levaram a Chapecoense ao ápice do futebol Sul-Americano, a história foi mantida como forma de honrar os que se foram. A reconstrução começou em 2017 e com pouco mais de quatro meses de trabalho veio o inédito bicampeonato estadual.

Em 2020, após do inédito rebaixamento para a série B, a Chape conquistou o primeiro título nacional ao sagrar-se campeã do Brasileirão da série B.

De lá para cá foi traçado um novo caminho, com força e coragem para seguir em frente. Em todo esse tempo, nos mais diferentes desafios, em seus 50 anos, a Chapecoense pode sempre contar com Chapecó e o amor de cada chapecoense pelo clube.


Por ND+/Valéria Cenci, Chapecó

Por ND+/Valéria Cenci, Chapecó

Comissão aprova Projeto de Lei sobre responsabilidade territorial urbana e rural Anterior

Comissão aprova Projeto de Lei sobre responsabilidade territorial urbana e rural

Polícia apreende quatro toneladas de camarão argentino contrabandeado na BR-282, em Xanxerê Próximo

Polícia apreende quatro toneladas de camarão argentino contrabandeado na BR-282, em Xanxerê

Deixe seu comentário