logo RCN

Código Ambiental moderniza legislação e reforça segurança jurídica, avalia FIESC

  • FIESC -

Entidade participou da revisão da lei e nas audiências públicas regionais apresentou contribuições que foram incorporadas à nova legislação, sancionada pelo governador na última sexta-feira (28)

Florianópolis, 31.1.2022 - O novo Código Estadual de Meio Ambiente (lei 18.350) moderniza a legislação relativa ao tema e reforça a segurança jurídica em Santa Catarina, avalia a Federação das Indústrias (FIESC). A entidade participou da revisão da lei e apresentou contribuições durante as audiências públicas regionais, promovidas pela Assembleia Legislativa (ALESC). Aprovado pelo parlamento no dia 21 de dezembro, o código foi sancionado pelo governador Carlos Moisés da Silva na última sexta-feira (28).

"A FIESC participou da revisão do Código desde a criação da comissão mista para estudar o tema. Nossos vice-presidentes regionais participaram de audiências públicas em Chapecó, Concórdia, Rio das Antas, Lages, Rio do Sul, Içara e Joinville. Em todos os encontros, a indústria apresentou um conjunto de propostas técnicas relevantes, como a regulamentação do licenciamento autodeclaratório, a prevalência do Código Ambiental Catarinense em relação ao Código Florestal Federal e a regulamentação das Juntas Administrativas de Infrações Ambientais (Jarias)", explica o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. "São instrumentos que representam um avanço para o desenvolvimento sustentável, conciliando produção e preservação", acrescenta.

Durante as audiências, a comissão recebeu 835 propostas, apresentadas por instituições públicas, entidades ambientais, sindicatos, empresas, acadêmicos e produtores rurais, e que trataram, principalmente, de questões relativas a licenciamento ambiental, prazos para licenciamento, licenciamento autodeclaratório, fiscalização ambiental, áreas de proteção permanente urbana e pagamento por serviços ambientais.

Governador prestigia posse do desembargador João Henrique Blasi na presidência do TJSC Anterior

Governador prestigia posse do desembargador João Henrique Blasi na presidência do TJSC

Galeria do Artesanato reabre na Casa da Alfândega na próxima semana Próximo

Galeria do Artesanato reabre na Casa da Alfândega na próxima semana

Deixe seu comentário