| Serra Alta abre inscrições para auxílio financeiro a estudantes da área agrícola
Cooperitaipu desenvolve a 32ª semana de prevenção de acidentes de trabalho - SIPAT

-
Divulgação -
A Cooperitaipu, através da CIPA, que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da cooperativa, está realizando a 32ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). Abertura oficial aconteceu na segunda-feira (18/10) reunindo os membros da comissão e os coordenadores das filiais. Objetivo é conscientizar e prevenir os colaboradores sobre riscos de acidentes em suas jornadas laborais. Formada uma equipe que passará nas filiais desenvolvendo ações de conscientização e prevenção.
Dentre elas é a aferição de pressão arterial e índice de glicemia, que mede o açúcar no sangue, como maneira de prevenir a diabetes. Se em duas estudadas em dias diferentes o colaborador apresentar alteração nessa área, já será encaminhado para acompanhamento médico e exames mais detalhados.
Outra ação tradicional, que antecede inclusive uma semana SIPAT da Cooperitaipu, é o concurso que seleciona uma frase que será o tema usado na edição de 2021. Três frases foram premiadas e os autores ganharam um vale-compra. Sendo:
3º lugar: "A nossa vida se torna mais fácil com prevenção. Trabalhe com segurança e atenção "- (Cristiane Marcieli Kroth / Filial 04)
2º lugar: "Agir com segurança é mais que liberdade, é interagir com a vida, é ter responsabilidade" - (Robeson Almiro Vivan / Filial 38)
1º lugar: "Garantir segurança em seu local de trabalho pode ser o futuro de todos" - (Tainara Marmitt de Paula / Filial 04)
Conforme o presidente da Cooperitaipu Arno Pandolfo, se cada colaborador ficar atento a suas rotinas de trabalho e também aos colegas próximos, muitos acidentes serão evitados. Comentou que a cooperativa possui uma grande diversidade de funções com graus de periculosidade diferentes. Desafios que vão desde os cursos físicos até o desgaste psicológico e emocional dos colaboradores.
O responsável técnico para segurança no trabalho Marcos Schaff, destaca as consequências dos acidentes de trabalho para a cooperativa, que vão desde o impacto na produtividade, passando pelos custos salariais, multas, encargos e estabilidade provisória.
A psicóloga da Cooperitaipu, Priscila Roseguini, destaca a questão do autocuidado. Segundo ela, isso nada mais é do que a atenção que você dedica a si mesmo. É reconhecer nossas necessidades físicas, mentais e emocionais. Ansiedade é um dos principais indicadores de que algo pode não estar normal. Alguns sintomas são: dor no peito, tensão muscular, irritabilidade, preocupação em excesso, entre outras.
Além de reduzir as chances de acidentes, auxiliar na promoção da saúde ocupacional e também na redução dos riscos de incêndios, a segurança do trabalho faz com que as tarefas sejam realizadas de forma mais organizada, elevando a produção e melhorando a qualidade do ocupacional do colaborador .
Gincana solidária
Como parte da 32ª SIPAT será realizada uma gincana entre os filiais com o desafio de recolher a maior quantidade possível de material reciclável, como alumínio e plástico. O valor arrecadado com a venda do material será doado, através de produtos do Superitaipu de Pinhalzinho ao Lar dos Idosos desta mesma cidade. A filial que mais recolher ganhará um café da manhã para todos os colaboradores.
Deixe seu comentário