logo RCN
Dia Nacional do Surdo

Dia Nacional dos Surdos: entendendo sobre a diversidade auditiva e a Inclusão

  • Clínica Vitasom -

No dia 26 de setembro celebramos o Dia Nacional dos Surdos, esta data foi oficializada através do decreto de lei n°11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha deste dia foi em homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, no ano de 1857 na cidade do Rio de Janeiro, atualmente a instituição é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Mas o que muitos não sabem é que existe diferença entre surdo e deficiente auditivo, e para isso conversamos com a fonoaudióloga especialista em Audiologia da clínica Vitasom, Dra Anelize Ribeiro que explicou que ainda existem muitas dúvidas sobre qual termo é correto usar e o que eles realmente significam. Ao pesquisar iremos encontrar alguns pontos de vista ditos clínicos e culturais que diferem a surdez da deficiência auditiva pela profundidade ou até mesmo considerando que surdo é somente quem não escuta nada e que perda auditiva leve ou moderada, são consideradas deficiências auditivas.

Segundo a fonoaudióloga, o fato é que a surdez ou se preferir chamar de perda auditiva possui graus, sendo eles; leve, moderado, severo e profundo.

“Assim, qualquer pessoa que possua uma perda auditiva, independente do grau é considerada surda. Mas nem todo surdo é considerado deficiente auditivo aos olhos da Lei Brasileira, pois ela não considera todos os graus da surdez. Os critérios da lei deixam claro que uma pessoa com deficiência auditiva pode ser surda oralizada, surda sinalizada (que usa LIBRAS) e até surda bilíngue (que fala e usa a LIBRAS). Independente de como o surdo se identifique o que vale é o resultado da audiometria que irá definir se a sua surdez atende as exigências da lei no que diz respeito à deficiência auditiva”, explica.

Anelize conta que ao ingressar na graduação em fonoaudiologia, não imaginava a gama de áreas que poderia atuar: “Quando tive meus primeiros contatos com a audiologia, área que estuda audição e tontura, e fui conhecendo cada dia mais, desde a investigação até a reabilitação auditiva, me encantei”, completou a fonoaudióloga.

“Há 8 anos, a saúde auditiva me escolheu e há 8 anos eu atuo na saúde auditiva. Nesse período foi que conclui a minha especialização em Audiologia e nessa jornada descobri que meu propósito sempre foi transformar algo na vida das pessoas e que, compartilhar o meu conhecimento é o que me move”.

A Vitasom Clínica Especializada em Desenvolvimento Infantil e Audição sempre foi um sonho que por muitas vezes ficou de lado, mas jamais esquecido. Em 2021, com o incentivo e apoio da família e de alguns amigos, Camila e Anelize resolverão dar o pontapé inicial nesse sonho. Aos poucos foram estruturando os serviços e o espaço do jeito que sempre sonharam. A clínica conta hoje com exames auditivos para a investigação auditiva completa do bebê ao vovô, incluindo exames como audiometria, teste da orelhinha, PEATE e até exames para tontura. Além disso, a Vitasom atua na reabilitação auditiva em parceria com a empresa pioneira em tecnologia no mundo, a Phonak, com sede oficial na Suíça e que conta com as melhores e mais recentes soluções para as dificuldades auditivas.

Com o avanço da tecnologia, o mundo todo está conectado e quanto mais novidades são lançadas mais queremos estar por dentro delas. Com os aparelhos auditivos nada é diferente, pois existe um time imenso de profissionais estudando e desenvolvendo soluções auditivas cada vez mais personalizadas. Os nossos aparelhos hoje aproveitam a inteligência artificial, por exemplo, melhorando ainda mais a compreensão de fala e trazendo mais conforto nas situações auditivas desafiadoras. Aparelhos auditivos recarregáveis, que conectam ao celular que servem de fones de ouvido e mais recente exclusividade da Vitasom, os APARELHOS AUDITIVOS À PROVA D’ÁGUA. O legal é que para os pequenos, a clínica também conta com uma linha de aparelhos auditivos pediátricos exclusivos, promovendo assim o melhor desenvolvimento para as crianças com toda a segurança que elas precisam.

Além de buscar e pensar em sempre trazer os melhores recursos e as melhores tecnologias, para seus pacientes, a equipe da Vitaosm está sempre em busca de conhecimento, através de cursos, treinamentos, supervisões, mentorias, congressos, etc. O maior comprometimento que a Vitasom tem é com as famílias que por lá passam, entregando a melhor experiência auditiva e em atendimento que elas possam imaginar.

No início, as dificuldades auditivas costumam ser ignoradas, seja aquele volume da televisão mais alto, aquele “hã?” Que passa a ser constante. “Sabemos que o maior desafio enfrentado por pessoas com dificuldades auditivas ainda é o preconceito com a surdez e o uso de aparelhos auditivos, mas esperar para buscar ajuda jamais será a melhor escolha, pois quando se busca pela investigação e tratamentos com um profissional especializado, é possível minimizar os efeitos da perda auditiva na sua vida” completaram as sócias.

Anelize fala que o seu trabalho vai muito além de ajudar alguém a ter uma boa adaptação de aparelhos auditivos, mas também acolher, escutar e entender as dores de seus pacientes e então junto deles buscar as melhores soluções. “Hoje eu encorajo pessoas a se permitirem a vir até a Vitasom, compartilharem suas histórias e conhecerem um universo de possibilidades para voltar a viver com qualidade” finalizou a profissional.






Por Jornal Imprensa do Povo/Asscom

Por Jornal Imprensa do Povo/Asscom

Governo do Estado inaugura primeiro laboratório de medidor de umidade de grãos de SC e posto de certificação de transporte de combustíveis Anterior

Governo do Estado inaugura primeiro laboratório de medidor de umidade de grãos de SC e posto de certificação de transporte de combustíveis

Governador Jorginho Mello inaugura pavimentação asfáltica rural durante comemoração dos 28 anos de Cunhataí Próximo

Governador Jorginho Mello inaugura pavimentação asfáltica rural durante comemoração dos 28 anos de Cunhataí

Deixe seu comentário