logo RCN
UDESC

Evento apresenta Udesc a autoridades e empresários estrangeiros

  • - Foto: Secom Udesc - Encontro de recepção foi realizado no Museu da Escola Catarinense (Mesc), no Centro Histórico da Capital

Entenda qual o papel estratégico do evento

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou um evento de recepção nesta segunda-feira, 27, para participantes da Feira Internacional de Negócios (FIN Brasil 2023), que ocorre nesta semana, em Florianópolis.

O encontro foi feito no Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Udesc, no Centro Histórico da Capital, em parceria com a Câmara Brasil-Portugal de Comércio, Indústria e Turismo de Santa Catarina e a Câmara do Comércio da Região das Beiras (CCRB), que são as principais entidades realizadoras da FIN 2023.

Dentre as autoridades presentes, a recepção teve o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, o presidente da Câmara de Comércio Brasil Portugal – Santa Catarina, Jatyr Ranzolin Júnior, e o secretário estadual de Articulação Internacional, Juliano Froehner. O embaixador do Nepal, Nirmal Raj Kafle, também prestigiou o evento.

“Um evento desse porte é muito importante para ampliar o nome da Udesc no mundo. Com a internacionalização crescente da universidade, teremos condições de obter mais formas, conhecimentos e recursos de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão da Udesc”, destacou Baretta.


Papel estratégico

O reitor fez uma apresentação sobre a Udesc, destacando o papel da universidade no desenvolvimento do Estado, especialmente com a interiorização do ensino superior e da pós-graduação e o crescimento da instituição.

Ele ressaltou a qualidade da pesquisa feita na universidade, com impacto em questões estratégicas para Santa Catarina, como a defesa sanitária, e sua internacionalização, reforçando a disposição da Udesc para formação de parcerias com universidades, organizações e empresas.

O evento também teve apresentações sobre a iniciativa Prototipando a Quebrada (PAQ), com seu idealizador, Jeferson Lima; o empreendimento TXM Methods, com Luiz Salomão Ribas Gomes; e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC), com o gerente de Inovação e Startups, Marcus Rocha. Todos eles são egressos da graduação ou da pós-graduação da Udesc.


Feira internacional

A FIN Brasil 2023 ocorrerá até esta quarta-feira, 29, no CentroSul. O evento visa estabelecer uma rede de cooperação entre empresas de quatro continentes – Europa, Ásia, América e África – estimulando parcerias e crescimento econômico, além de atuar na promoção comercial com países de língua portuguesa e com todas as câmaras de comércio de Portugal no mundo.

O encontro terá participação de missões empresariais de países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique, além de missões de Hong Kong, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, China e diversos países latino-americanos. Também estão confirmadas as presenças de 19 câmaras portuguesas do Brasil e mais de três dezenas de entidades governamentais e civis de Portugal e de África.

Com uma ampla programação, voltada a setores como saúde, tecnologia, agronegócio, infraestrutura e energia, o evento terá cerca de 400 estandes, dentre eles um da Udesc.

Em novembro do ano passado, o reitor Baretta participou de uma missão internacional em Portugal que teve, entre outros objetivos, articular parcerias para a FIN.


UDESCImprensa/Governo de SC

UDESCImprensa/Governo de SC

Grupo de trabalho do Governo estuda alternativas para equalizar as contas da Previdência do Estado Anterior

Grupo de trabalho do Governo estuda alternativas para equalizar as contas da Previdência do Estado

Cooper Sul Brasil paga 13º cheque do leite a todos os produtores Próximo

Cooper Sul Brasil paga 13º cheque do leite a todos os produtores

Deixe seu comentário