| 13ª Expo Liquida Irati promete agitar o mês de agosto com música, descontos e diversão
Fabiano da Luz disputa presidência do PT-SC em segundo turno com Luciane Carminatti

-
Foto: Divulgação -
Deputado estadual conta com apoio de Décio Lima e pode liderar maior partido de esquerda em Santa Catarina
O deputado estadual Fabiano da Luz avançou ao segundo turno da eleição interna do Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina, que ocorre neste domingo, 27 de julho. Ele disputa a presidência da sigla com a deputada Luciane Carminatti, após superar outros três concorrentes no primeiro turno, realizado em 6 de julho. A definição será feita por voto direto dos filiados.
Com apoio do atual presidente estadual do PT-SC e do Sebrae, Décio Lima — nome de destaque no governo Lula —, Fabiano desponta como forte candidato para comandar o maior partido de esquerda do estado, que hoje possui quatro deputados estaduais e dois federais. Desde o lançamento oficial de sua candidatura, em 8 de julho, Fabiano tem defendido a unidade interna e a reorganização da base partidária, além de maior aproximação com os movimentos sociais e trabalhadores.
Líder da bancada petista na Assembleia Legislativa nos últimos anos, Fabiano se consolidou como principal voz de oposição ao governador Jorginho Mello (PL). Sua atuação firme e bem-humorada nas redes sociais em defesa do governo federal lhe rendeu visibilidade nacional, com vídeos compartilhados até por ministros.
Durante o lançamento de sua campanha, transmitido ao vivo para mais de 300 pessoas, estiveram presentes nomes de peso do partido, como o presidente nacional do PT, Edinho Silva, a deputada federal Ana Paula Lima e diversas lideranças municipais. No encontro, Fabiano defendeu uma esquerda unida e forte, capaz de ampliar a representação nas eleições de 2026. “Temos que nos fortalecer, com a condição de levar o Décio para o segundo turno novamente e aumentar as bancadas estadual e federal”, afirmou.
Edinho Silva destacou que esta eleição interna definirá os dirigentes responsáveis por conduzir o partido no período pós-Lula, o que representa um enorme desafio. Já Ana Paula Lima elogiou a postura de Fabiano como oposição e defendeu mudanças urgentes na comunicação do partido. “Temos que parar de compartilhar vídeos da extrema-direita. É hora de divulgar o que nossas lideranças estão fazendo”, reforçou.
A eleição faz parte do Processo de Eleição Direta (PED) do PT, que mobilizou cinco candidaturas na disputa pela presidência estadual: Fabiano da Luz, Luciane Carminatti, Bruno Ziliotto, Carla Ayres e Padre Pedro. A escolha final neste domingo definirá os rumos do partido em Santa Catarina para os próximos anos.
Deixe seu comentário