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Gestão apoiada no ciclo planejamento, ação e avaliação favorece eficiência
A gestão por resultados compreende um processo que deve nortear toda a atividade gerencial. Essa metodologia é apropriada tanto para o desenvolvimento de projetos de ciclo mais longo como para o dia-a-dia do trabalho, em tarefas rotineiras. Sua estrutura é dinâmica, autoalimenta-se incessantemente e engloba três grandes fases: planejamento, ação e avaliação.
Essa ferramenta permite ao gestor a condução de sua equipe na direção definida, com um acompanhamento muito próximo das ações em curso, facilita a implementação de mudanças e favorece a eficiência operacional.
No primeiro momento, o líder define metas e objetivos estratégicos em conjunto com sua equipe.
Em seguida, sempre apoiado pela equipe, estabelece as ações e responsabilidades para atingir os resultados esperados e, para fechar e realimentar o ciclo, avalia a eficiência das ações diante do que realmente foi obtido.
Naturalmente, essas fases se sobrepõem, em função da própria natureza imprevisível da realidade.
Essa metodologia tem se mostrado eficaz para o cumprimento dos objetivos empresariais e para o desenvolvimento profissional e pessoal das equipes.
A metodologia envolve a implementação das seguintes etapas:
Alinhamento da área à missão da organização, o que é um modo de obter um consenso em torno das ações dos membros de sua equipe.
Analisar os cenários externo e interno - no curto, médio e longo prazos - para avaliar impactos e oportunidades.
Definir os objetivos estratégicos e as metas de curto prazo, isso junto a cada colaborador e à equipe, naturalmente em sintonia com a missão empresarial.
Escolher indicadores de avaliação. É importante que se elejam indicadores mensuráveis, toda subjetividade deve ser combatida, pois coloca em risco a própria metodologia.
O monitoramento dos indicadores de desempenho, a prática e acompanhamento dos planos de ação devem ser ininterruptos.
Dessa maneira, alinhando planejamento, ação e avaliação, o gestor é capaz de promover a eficiência e a eficácia da organização, melhorando continuamente o desempenho nas atividades em andamento, ao mesmo tempo em que estimula o autodesenvolvimento das pessoas.
Motor da ação
Gestor deve criar ambiente propício à motivação para atingir resultados
A liderança deve estimular o comprometimento dos indivíduos, conduzindo-os a altos desempenhos, o que gera resultados efetivos para a organização.
O gestor deve compatibilizar os interesses individuais com o objetivo empresarial, promovendo consensos e adequando metas.
As metas devem ser desafiadoras e viáveis, de modo a não sacrificar a motivação das pessoas. O reconhecimento é fundamental.
Também é importantíssimo que sejam mensuráveis e que seu cumprimento esteja associado a um intervalo de tempo bem determinado.
Não deixe de elogiar as pessoas em função de seus progressos.
O acompanhamento e o feedback contínuo são fundamentais para ajustar expectativas e orientar o desempenho.
Um roteiro para a implementação da gestão por resultados
Esse roteiro é derivado do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act - Planejar, Executar, Checar ou Avaliar e Agir)
Planejar
- Estabeleça os objetivos estratégicos
Fazer
- Engaje as equipes no alcance dos objetivos
- Identifique os critérios de avaliação de desempenho do negócio
- Escolha o sistema de acompanhamento e controle dos resultados
- Crie mecanismos para manutenção do foco de sua área em seus objetivos
- Adote mecanismos de revisão das estratégias em tempo real
Checar
- Avalie continuamente as ações implementadas
Agir
- Aperfeiçoe os processos praticados com base na avaliação
Dicas
Priorize a informação e a comunicação, não a hierarquia;
Deixe claros o compromisso e responsabilidade de cada pessoa;
As pessoas devem se responsabilizar por resultados;
As pessoas devem ter atribuições, não funções, e foco no desempenho;
Os planos, as metas e as decisões devem ser concebidos, sempre que possível, em equipe.
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