logo RCN
Aedes aegypti

Gestante é diagnosticada com zika vírus em Brusque

  • Divulgação -

Zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, está relacionado com casos de microcefalia em bebês

A vigilância epidemiológica de Brusque confirmou nesta quarta-feira o primeiro caso de zika vírus na cidade. A paciente é uma brusquense de 31 anos que está grávida de oito meses. De acordo com a coordenadora de controle da dengue em Brusque, Fernanda Lippert, o caso é caracterizado como importado, pois a mulher contraiu o vírus em outro estado, em uma viagem para a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.
No dia 8 de janeiro a paciente foi atendida em uma unidade de saúde em Brusque com os sintomas da doença e fez os exames para dengue, zika e chikungunya. Segundo a vigilância, o teste para dengue foi negativo, o de chikungunya ainda não ficou pronto e o de zika teve resultado positivo. Agora a paciente será acompanhada pela Policlínica para receber o tratamento adequado, embora não exista tratamento específico para o vírus. O zika está relacionado com o nascimento de pelo menos seis de 270 crianças com microcefalia no Brasil desde outubro, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Santa Catarina nenhum caso foi registrado até o momento.
Em Brusque outros 12 casos estão sendo investigados com o risco das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Destes, quatro são com suspeita de zika, sendo um em uma gestante.
 

Facebook anuncia crescimento dos lucros e do número de usuários Anterior

Facebook anuncia crescimento dos lucros e do número de usuários

Governo dará salário a famílias pobres com bebês com microcefalia Próximo

Governo dará salário a famílias pobres com bebês com microcefalia

Deixe seu comentário