logo RCN
Saúde Pública

Pinhalzinho não registra casos de dengue há mais de um mês

  • Foto: Divulgação -

Após meses de vigilância, Pinhalzinho está há 45 dias sem registrar novos casos de dengue, marcando o fim de um ciclo de transmissão. A Secretaria de Saúde reforça a importância da prevenção para manter a cidade livre do vírus

O município de Pinhalzinho não registra novos casos de dengue há mais de 45 dias, marcando o fim de um ciclo de transmissão. O último caso identificado ocorreu no Bairro Jardim Maria Terezinha. Nos bairros Bela Vista e Pioneiro, não há registros há dois meses, enquanto EFACIP, Divinéia e Santo Antônio estão sem casos há três meses. Já os bairros Centro, São José e Panorama completaram quatro meses sem confirmações da doença.


Embora o cenário atual seja considerado confortável, a Secretaria de Saúde alerta que esse período exige maior vigilância. A notificação precoce e o bloqueio de transmissão ainda na suspeita dos casos são fundamentais para manter a situação controlada. O bloqueio de transmissão consiste em eliminar todos os possíveis criadouros de mosquito nos locais frequentados pelo paciente suspeito, desde um dia antes do início dos sintomas até seis dias após, período de transmissibilidade da dengue.


A Equipe de Agentes de Endemias tem intensificado o trabalho de inspeção, buscando identificar possíveis focos de criadouros, como piscinas sem manutenção, cisternas, caixas d'água abertas, lixo acumulado e recipientes que possam reter água. Nos casos de irregularidades, os agentes orientam os moradores e aplicam Termos de Responsabilidade. Caso as medidas não sejam cumpridas, a situação é encaminhada à Vigilância Sanitária para aplicação de Autos de Infração, conforme a legislação municipal e estadual vigente.


Maiores detalhes sobre a doença em Santa Catarina na próxima edição do jornal Imprensa do Povo!

Publicado por Guilherme Detoni

Publicado por Guilherme Detoni

reportagemdetoni@gmail.com

CBMSC reforça atendimento na região Oeste Anterior

CBMSC reforça atendimento na região Oeste

Polícia Militar prende três homens por uso de moeda falsa em São Miguel do Oeste Próximo

Polícia Militar prende três homens por uso de moeda falsa em São Miguel do Oeste

Deixe seu comentário